segunda-feira, agosto 04, 2014

Tocaia Grande , ponto ideal de pernoite.
TOCAIA GRANDE

(Jorge Amado)


Episódio Nº 18

















No calor da narrativa, tipos de má fé, línguas de trapo, citavam nomes a propósito da famigerada tocaia mas Fadul sabia dar o devido valor a aleivosias e intrigas: entravam por um ouvido, saiam por outro. Certas versões, o melhor é ignorá-las.

Outras informações -  essas, sim, de interesse – Turco Fadul as recolheu em casas de alugados, nas varandas dos coronéis, da boca dos passantes, durante as infindáveis jornadas, no decorrer de semanas e meses.

 As tropas que desciam das fazendas conduzindo cacau para ser embarcado na Estrada de Ferro, em Taquaras, abandonavam pouco a pouco o antigo caminho, desviando-se para Tocaia Grande, ponto ideal de pernoite.

 A partir de certo tempo, o trânsito pelo atalho se tornara mais intenso do que pela estrada real.

Um dia um tropeiro de suas relações, de nome Lázaro, cego de um olho, ao salientar as vantagens do pouso em Tocaia Grande - os animais podiam se desalterar sem correr risco na bacia ali formada pelo rio, encontravam pasto na vegetação farta e não tinham para onde fugir - lastimou não haver ainda, em sítio tão propício, uma baiúca, por menor que fosse, onde vendessem um trago de cachaça, um pedaço de fumo de corda, um bolachão, uma rapadura, sal e açúcar.

 O sabidório que se estabelecesse em Tocaia Grande ia enriquecer da noite para o dia.

Fadul ouviu com atenção, prosseguiu na caminhada de ofertas e cobranças. Mas, ao voltar para Itabuna com o duplo objectivo de refazer o estoque e rever Zezinha do Butiá — mais que um xodó, uma fatalidade pois nem sequer era gorda e peitudona - arranjou maneira de passar por aquelas bandas, acompanhando um comboio de gado. Qual não foi sua surpresa ao constatar que Tocaia Grande deixara de ser um descampado.

 Além do barracão de madeira, depósito para estocagem de cacau seco, haviam sido levantadas algumas casas de barro batido, outras estavam em construção. Raparigas faziam a vida, não faltava freguesia, trabalhadores das roças mais próximas - mateiros e alugados - jagunços de passagem, tropeiros de pernoite.

 Sons de harmónica, cantorias, luz de fifós, arfar de corpos nos casebres.

Pela manhã com a partida das tropas, a animação minguava, voltaria a crescer no fim da tarde.

Ao chegar ali, na vez anterior, deu-se conta de que fora trazido pela mão de Deus. Enquanto se imaginava perdido, o Senhor o conduzia, guiava seus passos. Não para que ele folgasse num dia de descanso, como então pensara. Trouxera-o para lhe mostrar o lugar onde devia honrar o trato feito, cumprir o seu destino. Não podia vacilar. Antes de prosseguir viagem, Fadul Abdala tomou as necessárias providências.


O CAPITÃO NATÁRIO DA FONSECA VISITA SEUS 

DOMÍNIOS


1

Acerto verbal, mais do que suficiente. Entre eles, acordo escrito e assinado, além de desnecessário, significaria afrontosa desconfiança, prova de desestima. Pelo trato, Natário recebeu o titulo de administrador da Fazenda da Atalaia — capataz não é posto para um capitão da Guarda Nacional — com direito de passar uns dias, todos os meses, na propriedade que começara a estabelecer nas terras recebidas em pagamento dos bons serviços, aqueles que nenhum ordenado compensa.

Site Meter