quinta-feira, agosto 07, 2014

Turco Fadul ? -  Vai botar casa de comércio?
TOCAIA GRANDE
(Jorge Amado)

Episódio Nº 21



















O Capitão estava presente quando os trabalhadores enviados pelo coronel Robustiano amassaram barro, cortaram varas e ergueram os primeiros casebres; assistiu à chegada da primeira mulher-dama, Jacinta, mais conhecida por Coroca por ser de maior.

 A idade já não lhe permitia buscar freguesia de roça em roça; pousou ali, na expectativa dos tropeiros cada vez mais numerosos pois Tocaia Grande se tomara ponto de pernoite muito concorrido.

Ao recomendar o lugar, Natário anunciara ao coronel Robustiano a intenção, antiga e permanente, de construir, na colina sobre o vale, casa de moradia, em breve. Assim se encontrasse mais folgado de dinheiro; o pouco que tinha enterrara na Boa Vista.

2


Contente da vida, o capitão Natário chegou no meio da tarde a Tocaia Grande. Tendo demorado fora da Atalaia mais tempo do que o previsto, trazia pressa.

 Não tinha intenção de se deter no vale mas o movimento desusado, o número de homens ocupados em derrubar e transportar troncos de árvores, fê-lo parar a mula em frente ao barraco de Jacinta.

Teria o coronel Robustiano decidido apressar a construção do curral? A rapariga, idosa e gasta, apareceu à porta, exibindo os molambos dos peitos nos rasgões da combinação.

 - Boa tarde, Coroca. — Natário cumprimentou sem descer
da mula.

 - Boa tarde, Natário... - Dobrou a língua: - ... capitão Natário.

 - Antigamente, quando ele era mocinho, tinham ido juntos para a cama um ror de vezes, em algumas delas, no fiado; ao vê-lo teso e necessitado, Coroca abria-lhe as pernas a crédito, mas ultimamente ele não chegava para tantas que se ofereciam:

 - Está voltando? Demorou por lá. Arranjou rapariga nova?

 - Só se cabo de facão for rapariga... me diga, se é que sabe:
que rebuliço é esse? É o curral do coronel Robustiano ou que
diabo é?

 - Foi seu Fadu que contratou um punhado de viventes para
levantar casa pra ele. Casa de madeira, não barraco de sopapo que nem esse meu. A gente tá lá dentro na função, de fora tá se vendo pela buraqueira.

 - Turco Fadul? Vai botar casa de comércio? — Ficou pensativo:

 - Adonde? Me aponte o lugar.

 - Quem deve saber é Bernarda, foi com ela que ele ficou na
noite que dormiu aqui e tomou essa disposição.

 - Que Bernarda? A filha de Florêncio?

 - Ela mesmo. Chegou tem uns quinze dias. Largou o papacria.

Veio com uma tropa de burros da Boca do Rio. É novidade,
os homens só quer ir com ela.

Site Meter