quarta-feira, setembro 10, 2014

A vítima
O Primeiro confronto,

para mim, o último.











Numa luta de garotos entre o Seguro e o Costa o Tó Zé levava o brinquedo, talvez mesmo o Costa lho desse cansado de brigas, para não o aturar mais.

Com muita franqueza, Ferreira Fernandes confessa hoje, no Diário de Notícias, que não gosta de Seguro. Também eu, por muito esforço que fizesse, conseguiria alguma vez simpatizar com o Tó Zé o que, em si, não tem nada de mal.

Passamos na vida por tantas pessoas com quem não simpatizamos que mais uma menos uma não tem nenhuma importância.

O problema só se põe quando essa pessoa quer governar o meu país, aí, a questão muda de figura porque as razões da minha antipatia, se têm a ver com aspectos de imagem e de pose, o que seria o menos, radicam mais fundo, em matéria de carácter e aqui as coisas fiam mais fino.

Seguro é portador de um falso afecto que usa para tentar meter as pessoas no coração. Já fui vítima desta estratégia por desconhecidos para me enganarem. Mexer com sentimentos à flor da pele, insinuar-se como íntimo e amigo é um truque muito antigo.

Ouvi-lo dizer: - “E sabes por quê, António?” naquele tom  meloso e familiar de quem recorda velhas e antigas amizades agora traídas, soa-me a opereta rasca a que os espectadores assistem enquanto comem tremoços.

Os campos ficaram ontem perfeitamente definidos e demarcados de tal forma que me lembrei de imediato do arguto Marcelo Rebelo de Sousa que quando no seu comentário semanal se pronunciou pela primeira vez sobre esta luta, limitou-se a afirmar diferenças de personalidade.

Poderia ter dito diferenças de carácter mas o termo seria suspeito e Marcelo é perito em medir as palavras.

Este esforço permanente para convencer os outros de que é heróico, puro, leal, quase personagem irreal de bom que é, tornam-no perigoso como político num país com tão altos índices de audiência de telenovelas.

Fiz um esforço para ouvir este 1º debate que decorreu exactamente como eu esperava. Chega.

Nos restantes, de certeza, haverá assuntos bem mais interessantes e agradáveis de ver no Discovery ou no Odisseia.

Site Meter