terça-feira, setembro 09, 2014

Tudo do bom e do melhor. Cavalhada de primeira.
TOCAIA GRANDE
(Jorge Amado)

Episódio Nº 47


















Aprendeu rápido e bastante e se considerou sabida por não se deixar dominar por nenhum homem, não viver como as outras arrenegando pelos cantos a inconstância dos xodós.

Tampouco aceitou propostas para desfrutar de abastadas mancebias, escrava sob o relho de um rico coronel. Preferia vagar ao sabor das contingências em cidades, povoados, lugarejos, em malparadas caixa-pregos que nem Tocaia Grande.

 Livre e soberana. Não sendo mais novinha em folha, continuava a despertar a cobiça dos passantes. Ainda ardia a comichão no vão das coxas e persistia o doce aroma de tabaco.

Sabida e viajada, não esquecera, porém, a figura de Sô Nacinho, a boniteza, os olhos azuis de gringo, o arrebatamento e a incontinência. Tampouco os modos finos, a lábia, as palavras lindas - tudo falsidade para engabelar. E daí?

 - Era o dono, podia tomar à força, usar como se usa um prato ou um penico. Em vez, ele a tratara como se fosse sinhazinha de família nobre e não cria da casa, pertence seu, às ordens.

Macho parecido, tão impetuoso e galante, não encontrara por mais buscasse dia e noite. Teve chamegos, gemeu de gozo no peito de outros homens mas nenhum foi igual a Sô Nacinho, bonito e falso. Como um cigano, comparavam.

Quando ouviu dizer que os ciganos haviam acampado na outra margem, Guta saiu em disparada para tirar a limpo a falada parecença.

Quem sabe iria rever a face perdida, ouvir de novo enganosas palavras de carinho, reencontrar a noite de Amargosa recendendo a fumo.

O primeiro cigano que ela viu foi Josef encostado no balcão de seu Fadu, a conversar. Avistou-o de longe ao cruzar em direcção ao rio, aproximou-se para julgar melhor: a não ser na altura, em nada recordava Sô Nacinho.

Idoso, os anéis do cabelo cobertos de poeira, trajes velhos e puídos, um pobre vagabundo. Ainda assim percebeu ou adivinhou no cigano algo além daquelas aparências, uma espécie de altivez, de garbo, a situá-lo acima do ricaço de  Amargosa.

Acima de Sô Nacinho? Idéia mais estapafúrdia.

Mas ao enxergar Miguel de pé junto ao cavalo já nada lhe pareceu estapafúrdio. Não mais se preocupou com parecenças, bonitezas, falsidades. A lembrança de Sô Nacinho deixou de magoá- la, desvaneceu-se naquela mesma hora em sombra fugidia, em recordação distante.

A busca terminara, Guta podia até morrer. Mas não antes de
deitar-se, uma vez que fosse, com o rei da Babilónia, de pé na
outra margem a lhe sorrir.

4

As moedas tilintaram sobre o balcão. Josef dispunha-se a pagar as provisões à vista, caso se fizesse absolutamente necessário para evitar dúvidas e desconfianças. No desamparo daquelas brenhas não convinha abusar: avistara mais cruzes no cemitério do que casebres no arruado. Mas a hora infeliz do desembolso ainda não soara, a pendência mal havia começado. Josef tentou retomar o discurso sobre a qualidade dos animais:

 - Tenho do bom e do melhor. Cavalhada de primeira.

Site Meter