terça-feira, setembro 23, 2014

Corno, por que, de que maneira...
TOCAIA GRANDE
(Jorge Amado)

Episódio Nº 58


















Sentir, Maninho sentiu mas não se deu por achado, não passou recibo nem se proclamou chifrudo. O pior nessas aflições é quando o desprezado se ofende e resolve do desconsolo fazer um escarcéu.

Contudo, se não topasse com Valério Cachorrão bebendo junto ao fogo, talvez Dorindo houvesse mastigado sua raiva sem maiores tropeços.

 Por mais Maninho tentasse impedi-lo, Cachorrão saiu com as suas, resultou no que se viu. Arrastou consigo o pobre Dorindo, bestalhão que se arvorara em corno. Corno por que, de que maneira, se Guta jamais o quisera de xodó?

11

Logo após entregar a carga ao velho Gerino no depósito de cacau seco, Dorirido, apressado, se tocara para o casebre de Guta: já se dera outro chegar primeiro e contratá-la para a noite toda.

Quando acontecia, Dorindo se continha a custo para não botar a palhoça abaixo e atracar-se com o tipo que ousara precedê-lo e ocupar o lugar que era seu.

 Seu, como e por que, interpelava Guta que não era de tolerar bravezas de cidadão algum, muito menos de um indivíduo com quem nunca tirara linha nem assumira compromisso.

Jamais se interessara por Dorindo; se ele sentia tanta arretação por ela, um fanatismo, paciência: recebia-o com cortesia como o ofício impõe, dava-se com classe, a ele e aos demais: os que iam com ela para a cama não tinham de que se queixar, graças a Deus.

 A prova é que voltavam quase sempre, pois, além do agrado e da categoria, cativava-os o cheiro doce de tabaco e a comichão no vão das coxas.

No casebre vazio, Dorindo esperara longo tempo pelo regresso
de Guta mas, tendo a demora se prolongado por demais, terminou desistindo. Quem sabe, farta de Tocaia Grande, a rapariga viajara para Taquaras, Ferradas, Macuco ou Agua Preta?

 Para onde se mudara, a peste ruim? Havia de descobrir-lhe o paradeiro mesmo que ela estivesse em Itabuna onde funcionavam para mais de vinte pensões de putas.

Remoendo tais tristezas, Dorindo tomou o caminho da rua de casas, meia dúzia, foi matar a sede e a desolação no cacete armado de Fadul.

Lá encontrou seu ajudante, Dudu Tramela, e pela boca do falastrão ficou sabendo que Guta não abandonara Tocaia Grande coisa nenhuma, se bem fosse impossível dizer onde estava no momento pois se encantara de repente.

 Ela e o cigano. Assim como tou vendo vosmicê, vi eles se encantar.

 - Viu o quê?

 - Se encantar. Explicou: - Tava olhando os dois agarradinhos, não tirei as vistas de cima e cadê eles? Se encantaram, só pode ser Dorindo sentiu-se ainda mais sofrido e afrontado.

Encontrá-la ocupada com um freguês machucava mas não dava motivo para queixa e acusação: Guta estava ganhando a vida, tão-somente.

Mas sabê-la abraçada ao cigano, exibindo-se ao luar, longe do catre e da palhoça, rindo à toa, desaparecendo atrás de um pé de breu qualquer doía fundo: não era ganha-pão, era rabicho.

Site Meter