sexta-feira, setembro 05, 2014

Ricardo Salgado, o chefe do clã.
O CLÃ














A Revista Sábado, de ontem, traz um artigo sobre 422 membros dos vários ramos do clã Espírito Santo desde o seu fundador, José Maria, que, por ironia do destino era filho de pais incógnitos.

Casou duas vezes e foi pai de seis filhos que deram origem a toda a descendência da família Espírito Santo onde tudo aconteceu desde ódios, intrigas, dramas de faca e alguidar do filho que bate na mãe até ao coma, à imagem de todas as grandes e poderosas famílias ao longo da história.

Quatrocentos e vinte e duas pessoas, a maioria das quais nunca apareceria citada na imprensa mas que agora são notícia pelas piores razões: os Espírito Santo vão ajudar a levar o país à ruína ainda mais do que ele já está.

Há, de resto, muito boa gente que neste momento se encolhe e protege a cabeça com as mãos porque não sabe o que lhes pode, e a nós todos, cair em cima da cabeça dos destroços deste estouro monumental que foi o BES, agora nome maldito, não se sabe até quanto ($)...

Os “Espírito Santo” tinham as portas abertas em todo o lado porque eram da família mais rica, poderosa, requintada e mediática do país e por tudo isso talvez a mais invejada, nunca se sabendo os que triunfaram na vida por mérito próprio ou pelo nome que receberam ao nascer.

O meio social e familiar em que se nasce e vive é fundamental e eu não sei quantos estudos sociológicos o poderiam provar.

No entanto, quantos casos de sucesso nesta sociedade competitiva de pessoas “mal nascidas” e que vieram por “aí acima” mas, em teoria, era preferível nascer “Espírito Santo” do que qualquer outro nome porque, como diz o ditado “o dinheiro puxa dinheiro” e tudo quanto a ele está associado.

Os deserdados de nome e fortuna sentem-se como que vingados, recompensados, afinal eles eram sobranceiros, vaidosos, distantes, convencidos e agora preferem esconder o que até aqui ostentavam.

Mas é uma satisfação inglória. Os “Espírito Santo” que eram ricos apenas vão ficar menos ricos e, no entanto, por causa deles, milhares de concidadãos ficaram ou vão ficar mais pobres, sem emprego e sem as poupanças de uma vida de trabalho.


Eles ficaram com o nome assombrado para sempre, o que foi sinónimo de sucesso e prestígio passou a ser de ruína, desastre e falcatrua e isto é, realmente, o que mais dói ao clã.

Site Meter