sexta-feira, outubro 17, 2014

A imagem diz tudo
Andar

 sobre

o Fogo












Violeta Bulc está longe de ser a única pessoa a andar sobre o fogo mas, se ficar no Parlamento Europeu como Comissária, em representação da Eslovénia, poderá orgulhar-se de nunca alguém, para além dela, conseguir fazer tal habilidade e, simultaneamente, estar no topo da política europeia.

Caminhar sobre o fogo é uma prática antiga que já vem dos tempos da velha Grécia e que tem lugar um pouco por muitos países do mundo.

Parece que o principal objectivo é demonstrar que as pessoas são capazes de fazer coisas que aparentemente são impossíveis.

Andar sobre fogo é uma técnica possível de aprender e que, em última análise, representa a vitória do poder sobre o medo.

Vencer o medo é apresentado como um passo de reestruturação da mente da pessoa assim como passar por um baptismo do fogo no sentido literal do termo.

Tony Robbins popularizou a caminhada sobre o fogo e afirma que foi ele o primeiro a introduzir essa prática na América do Norte.

Embora obedeça a uma técnica especial que se aprende, a começar pelo braseiro sobre o qual se caminha e que tem de obedecer a determinados requisitos, algumas pessoas queimam-se mesmo ao andar sobre as brasas não porque lhes falte a fé ou a força de vontade, mas porque o carvão está quente demais ou tem uma capacidade térmica muito elevada, ou a sola dos pés do caminhante são muito finas ou ainda se ele não se move suficientemente rápido.

Ainda me lembro da minha avó que quando queria saber se o ferro com que ia passar a roupa estava suficientemente quente, molhava a ponta do dedo na saliva da boca e de seguida tocava no ferro.

Com certeza que as pessoas da minha geração viram fazer este gesto e ficaram com essa imagem gravada na memória.

Então, o que fez a diferença? – A presença do líquido, seja água, suor ou saliva mas, também se recordam, igualmente da rapidez do movimento do braço, não é verdade?

Velocidade, líquido, e outros pormenores como a matéria de que é feita a fogueira. A madeira, como sabemos, é um bom isolante do calor, mesmo quando está em chamas, o carvão é ainda 4 vezes mais isolante e as cinzas que ficam após a queima continuam a ser más condutoras do calor.

Mas mesmo que estejam reunidos todos os requisitos o medo será sempre terrível porque o instinto de sobrevivência vai-lhe sempre gritar até ao último momento:

 - O que é que você vai fazer seu estúpido?!...

Durante milhões de anos na escala evolutiva nós sobrevivemos exactamente porque não fizemos actos loucos destes ou de outra natureza e por isso o mecanismo do medo para nos alertar do risco.

Vencer esse medo, não respeitar conselhos que nos foram dados ao longo de centenas de gerações pelos nossos pais e parentes mais velhos é a grande superação para caminhar sobre o fogo.

Apenas mais um pequeno truque:

 - Este teste é sempre feito de noite já escura para que sobressaia o encarnado das brasas e não à luz do dia em que mais pareceria caminhar sobre cinzas cinzentas.

Site Meter