segunda-feira, outubro 20, 2014

Comerciante? Melhor dito, reles bodegueiro.
TOCAIA GRANDE
(Jorge Amado)

Episódio Nº 78




















EM NOITES REPETIDAS, NOS ERMOS DE TOCAIA GRANDE, FADUL ABDALA DEFLORA A DONZELA ARUZA

1



 Sim, são diversas e desiguais como já se disse antes e aqui se comprova, as tentações do diabo a que está sujeito um bom cidadão do rito maronita, ainda mais sendo ele ínfimo comerciante posto e esquecido por Deus nos cafundós-de-judas: um chiqueiro, como definira Venturinha.

Comerciante? Melhor dito, reles bodegueiro.

Acordado ou dormindo, na ambição de enriquecer depressa,Fadul Abdala sofreu tentações de toda espécie nos desolados tempos das vacas magras.

 Elucubrações à luz do candeeiro sobre negócios, ganâncias, lucros, dinheiro a rodo, movelaria, loja de tecidos. No amplo e solitário leito do turco, em Tocaia Grande, o cabaço da noiva proposta e as quenturas da viúva oferecida, belas as duas, fogosas ambas, somaram-se à dissoluta nudez das mulheres da vida, comandadas por Zezinha do Butiá.

A ilheense Aruza, filha de Jamil Skaf, o de A Preferida Móveis e Colchões de Luxo, normalista de herdeira, tímida noiva, casta virgem: além da virgindade, o dote.

Nem tão tímida nem tão casta, as aparências enganam com frequência e não há dote que compense os perdidos três vinténs.

Jussara, viúva recente e apetitosa, nem por sobejo de defunto, desprezível. O falecido Khalil Rabat, deixara-lhe em herança a Casa Oriental na Rua do Comércio em Itabuna e uma rara colecção de chifres a ser doada na noite de núpcias a quem o substituísse com papel passado no tálamo conjugal e no balcão da loja.

Na ânsia da donzela, no arrebatamento da viúva, como por antecipação, onde já se viu? Quem tapa buraco é ajudante de pedreiro.

Jamil Skaf, pai devotado, e Jussara Ramos Rabat, viúva alegre, possuíam ideias próprias e precisas a respeito de marido e matrimónio, coincidentes no que se refere à vocação e à capacidade comercial dos árabes.

Viram assim em Fadul o candidato ideal, o melhor de todos, e, ajudados pelo Demónio da Ambição, um dos piores, com breve diferença de tempo, estiveram a pique de conduzi-lo ao padre e ao juiz, pouco faltou numa e noutra circunstância.

Em Ilhéus, Fadul escapou ileso dos meandros da virgindade, o bacharel se antecipara. Em Itabuna, descobriu ainda a tempo que Satanás habita o corpo das viúvas: para apagar a fogueira acesa não basta um libanês agigantado, servido por borduna celebrada nos raparigais da região.

De que maneira Jussara, senhora abastada, figura de escol, obtivera preciosos detalhes sobre a eficiência de Fadul Abdala à frente de qualquer espécie de comércio assim como sobre o tamanho e a rijeza da borduna, saber-se-á ou não no momento propício, mas desde logo se pode adiantar ter cabido a Zezinha do Butiá destacado papel nesses embelecos.

Site Meter