quinta-feira, outubro 30, 2014

O Euromilhões












Em Portugal, o maior prémio de sempre do euromilhões, 190 milhões de euros, continua a aguardar, ao fim de seis dias, que alguém o reclame.

O Presidente da Santa Casa da Misericórdia, Dr. Santana Lopes, vai esfregando as mãos de contente e fala já em duplicar o Orçamento da Santa Casa para o próximo ano.

Pelo sim, pelo não, pediu já um parecer jurídico que seja favorável ao não pagamento ao Estado dos 20% do valor do prémio, obrigação instituída pelo ministro das Finanças deste governo, Victor Gaspar, para ajudar o país nas dificuldades em que se encontra.

Convenhamos que neste caso seriam 38 milhões de euros... o que é dinheiro!...

Santana Lopes, no entanto, considerando os fins de natureza social prosseguidos pela Santa Casa entende que o prémio deveria reverter na totalidade para a satisfação desses objectivos.

Entretanto, o prémio está retido porque há prazos estabelecidos para o dinheiro ser reclamado e enquanto eles não se vencerem ninguém lhe mexe.

As pessoas estão perplexas e perguntam-se o que terá acontecido ao dono da aposta premiada. Por que não vai levantar o dinheiro? – Por que não vai deitar os foguetes em comemoração?

 - Será uma estratégia para deixar arrefecer os ânimos, os primeiros impulsos, e ir, entretanto, reflectindo sobre o destino a dar ao dinheiro?

Se assim for estamos na presença de alguém com uma grande capacidade de contenção, um enorme domínio sobre o acto da posse, um controle total de si próprio.

O que é facto é que o dono da aposta premiada, registada em Castelo Branco, não dá acordo de si e já lá vão seis dias.

Para mim, está perdida num bolso de umas calças que foram para lavar, no meio de outros papéis atirados para o lixo, caída em qualquer lado inadvertidamente...

Mas quem é que acredita que numa probabilidade de um para centenas de milhões aquele papelito valha alguma coisa?

Que o dinheiro venha a reverter para a Santa Casa da Misericórdia e possa aliviar as necessidades de milhares de pessoas e crianças assistidas por aquela instituição seria o desfecho feliz para um impasse que dentro de um tempo será desfeito.

Site Meter