sábado, novembro 01, 2014

Como estamos de Fé Religiosa?












“A fé em Deus vai morrer em, pelo menos, nove países – diz um estudo de investigadores americanos. Analisadas as respostas sobre crenças aos Censos dos últimos cem anos, e usando um modelo matemático de dinâmica não linear, a equipa concluiu que a fé organizada se está a extinguir na Austrália, na Áustria, no Canadá, Finlândia, Holanda, Nova Zelândia, República Checa, Suiça e até a Irlanda. Destes nove países, o “menos crente” é a República Checa, onde 60% da população diz que não tem qualquer inclinação religiosa”. 

De acordo com o Censos de 2011, o numero de pessoas sem religião em Portugal praticamente duplicou, de 340.000 para 615.000. 

Uma pergunta final: - Para que lado se inclinará o futuro da humanidade? 

 - Para esta nova realidade de checos, australianos, finlandeses, austríacos, etc… que não têm qualquer inclinação religiosa ou para os milhões de islamitas que continuam a seguir rigorosamente as normas do Corão?

O que se passa neste momento com os fundamentalistas do Islão e o seu "Estado Islâmico", parece dar razão para os que alertam para o risco do pensamento religioso, e eu sou um deles. Desde sempre a religião funcionou como uma arma virada contra a própria humanidade, separando-a, fomentando o ódio e a morte muito em especial as religiões monoteístas.  

Mas o homem nasceu crente, foi assim, acreditando, que ele evoluiu e sobreviveu ao longo de centenas de milhar de anos sem duvidar do que lhe diziam os pais e os mais velhos da tribo, depois passaram para os deuses e finalmente para um Deus.

Embora a razão esteja a fazer progressos sobre o pensamento religioso, como as estatísticas mostram, ele só irá desaparecer com a própria humanidade... mais cedo ou mais tarde, o homem o dirá, mas sempre em ruptura e em guerra uns com os outros por via das religiões.

Site Meter