quinta-feira, novembro 27, 2014

Os jagunços estão atacando a venda de seu Fadu
TOCAIA GRANDE
(Jorge Amado)

Episódio Nº 109



















Primeiro detiveram-se nos cómodos do fundo. No menor, que servia de cozinha, nada encontraram além da trempe e dos improvisados vasilhames.

 No quarto de dormir, na cama, em cima da coberta suja, jazia o canivete de Fadul. Antes de guardá-lo no bolso, Janjão examinou com interesse e satisfação a longa e fina lâmina de aço: exactamente o que ele precisava para sossegar puta metida a besta na hora de enrabá-la.

Sorrindo, emborcou a sobra de aguardente, atirou o casco vazio contra a parede. Manezinho e Chico Serra rasgaram o colchão, espalhando o capim seco.

Janjão trouxe nova provisão de cachaça e entre os três desmontaram a cama enorme, obra-prima do carpina Lupiscínio, toda ela em madeira de lei trazida da mata onde cresciam jacarandás, vinháticos, putumujus, paus-d’arco, selva de perobarosa e de pau-brasil.

 Procuravam esconderijo onde pudesse estar o saco de moedas de ouro. Nem esconderijo nem moedas.

O outro compartimento servia de depósito de mercadoria. Durante animado interregno divertiram-se atulhando os embornais com bugigangas, destruindo tudo que não lhes fosse de utilidade imediata.

Saudaram com entusiasmo e goles de branquinha o encontro das calças de brim. Despiram as de bulgariana, velhas, remendadas, enfiaram-se naquelas luxarias de pano caro.

Chico Serra vestiu duas, uma por cima da outra. Abarrotaram-se de deslumbrantes nonadas, mas tampouco no depósito descobriram rastro do tesouro.

 - Tá escondido na venda. Nós devia ter começado por lá.

 - Raciocinou Manezinho.

Precavido, andou até a porta, olhou para fora: apenas a escuridão de breu e a fúria do aguaceiro, nenhum ruído além do zunir da ventania.

Manezinho sorriu, orgulhoso da merecida fama: nenhum filho da mãe ousara perturbá-los. O nome e o renome dos colhudos chegam aos lugares antes deles.

6

Bernarda tentara se atrever, apenas ela. Quando Dalila aparecera em pânico convidando o mulherio a raspar-se para os matos, Bernarda estava ocupada com um tropeiro e os apelos não lhe fizeram mossa. Palavrões, gritos e ameaças eram habituais na noite do arruado: quanto maior a influência, maior o destempero.

Mas o alvoroço crescia e se alastrava: Bernarda tendo levado o parceiro a se fartar de gozo, enfiou a combinação e saiu a ver.

Voltou com a notícia:

- Os jagunços tão atacando a venda de seu Fadu.

Site Meter