segunda-feira, novembro 24, 2014

Vãs assaltar a venda
TOCAIA GRANDE
(Jorge Amado)

Episódio Nº 106



















Pedro Cigano se dera conta de que os forasteiros estavam a par da ausência de seu Fadu e por isso tinham vindo: com boa intenção não havia de ser. Desistiu de levar adiante o projeto do bate-coxas, a noite se anunciava perigosa.

 - Vão assaltar a venda!

 - É capaz... -  concordou um dos dois tropeiros revolvendo
as brasas com o cabo do chicote de tanger burros. - Esse Manezinho é o diabo em figura de gente; foi capanga do coronel Teodoro das Baraúnas, carrega uma porção de defunto na cacunda.

Não faz um mês matou um doutor em Água Preta, anda fugido.

Os outros não conheço.

O vaqueiro, de volta de Itabuna onde deixara uma boiada do
coronel Robustiano de Araújo, conhecia porém os outros dois de vista e de reputação, aliás péssima.

 Chico Sena nunca prestara para nada, a não ser para tocaiar viventes; andava ao léu desde que o coronel Maneca Sá o mandara embora da Fazenda Morro Azul por não ter mais serviço para ele.

 Quanto ao galalau, na certa já tinham ouvido falar no nome de Janjão Fanchão, outro não era o dito cujo. Além de celerado, esquisito da cabeça, espancador de mulheres, fanchono comedor de cu.

Ai, meu Deus do céu! — exclamou Dalila e saiu correndo
para avisar às raparigas e se esconder no mato.

Tendo dado seu recado, o tangerino propôs aos presentes acoitarem-se todos no barracão onde o coronel Robustiano mantinha permanentemente três homens bem armados cuidando dia e noite do cacau.

 Lá estariam em segurança e ao abrigo da chuva cada vez mais copiosa. Não queria arriscar a vida, ficando no descampado; recolheu a espingarda, levantou-se.

 - Nós não vai fazer nada? - Pedro Cigano perguntou por descargo de consciência, pois nem ele próprio pensava enfrentar os bandidos para impedir o assalto.

- O que é que nós tem a ver? — O vaqueiro começou a andar para as bandas do depósito de cacau.

- Quem é doido para correr risco de levar um tiro por causa do turco? O furdunço é com ele, não é com nós. - Afastando-se
do calor do fogo, o tropeiro espalhou as brasas com o cabo do chicote; também ele se pôs de pé e a caminho.

Os demais o acompanharam recusando a sugestão de Pedro Cigano de ao menos irem espiar o que estava acontecendo: gostavam do turco presepeiro e gatuno mas não a ponto de enfrentar por sua causa jagunços ferozes, desalmados assassinos.

Site Meter