sábado, novembro 22, 2014

Guenta aí , tribufu, que venho já.
TOCAIA GRANDE
(Jorge Amado)



Episódio Nº 105





















Assim nasceu a Baixa dos Sapos para onde se dirigiam agora tropeiros e ajudantes em busca de um agrade mulher; naquela circunstância, com o armazém fechado, iam mais cedo na esperança de um gole de cachaça ou de café. Outros deixavam-se ficar no descampado colhiam uma jaca mole bem madura para encher o bandulho, não há refeição que se lhe compare no sabor e na sustância.

3

Ao anoitecer do terceiro dia, em meio a continuas pancadas
de chuva, o nomeado Manezinho desembocou em Tocaia Grande, seguido por outros dois jagunços, Chico Serra e Janjão.

Cavalgavam animais em pêlo, laços de corda em torno dos pescoços em lugar de brida ou de cabresto: luzidios burros de sela, de trato fino e pasto gordo, escolhidas montarias de coronéis.

 Entraram atirando para que não restassem dúvidas. Detiveram-se no descampado onde os condutores dos primeiros comboios a pernoitar naquele sítio haviam construído uma espécie de toldo de palha, precário abrigo contra o sol e a chuva.

Ali acendiam fogo, assavam charque, cozinhavam inhame e fruta-pão, ferviam café e praticavam sobre a vida e a morte ou seja sobre a lavoura de cacau, tema eterno e apaixonante.

Exibindo a harmónica, Pedro Cigano acabara de propor aos cidadãos presentes aliciante trato: arrebanhar duas ou três quengas e organizar um fovoco em troca de algumas moedas de vintém.

 A espevitada negra Dalila, à procura de freguês, louvara a idéia: nada melhor do que um arrasta-pé para amenizar a noite.

Fuque-fuque com mulher na cama inda é melhor, discutira um araçoaba ajudante de tropeiro fitando o rabo da negra com cobiça: arrogante flofó de tanajura, mas cadê dinheiro para pagar tanta insolência?

 Com os tiros e o tropel dos burros a conversa esmoreceu.

Os cabras quiseram saber onde ficava a casa do turco. Ali adiante mas devido à viagem do proprietário as portas do cacete armado estavam fechadas por uns dias.

 - Nós abre. Pra quem não sabe, meu nome é Manezinho.

- Disse e após correr a vista pelo grupo partiu na direcção indicada.

Naturalmente com o objectivo de demonstrar a precisão da
pontaria, Chico Serra alvejou na árvore próxima o talo de uma fruta-pão e a derrubou. Debruçando-se sobre o animal, Janjão estirou a mão e sopesou a bunda da rapariga:

 - Guenta aí, tribufu, que eu volto já.

Site Meter