quinta-feira, dezembro 04, 2014

Três cabras ruins, compadre Fadul
TOCAIA GRANDE
(Jorge Amado)

Episódio Nº 115














9

Pouco mais de uma semana havia transcorrido desde a volta de Fadul Abdala, já andava ele farto de ouvir pilhérias e lamúrias, reintegrado à faina habitual; um dia, ao fim da manhã, o capitão Natário da Fonseca desmontou da mula e a prendeu à estaca, no oitão do armazém.

Fadul veio apressado dos fundos da casa para saudar e servir o amigo, preparando-se para conversa animada e longa sobre os lances do episódio.

Ao contrário do esperado, o Capitão não trouxe à baila aquele infausto assunto. Saboreou a medida de cachaça em pequenos tragos, falou disso e daquilo.

 Deu notícias do coronel Boaventura, sempre forte, com saúde graças a Deus, mas um tanto triste porque o doutor Venturinha se mandara para o Rio de Janeiro, depois das festas de formatura, e parecia não ter pressa de voltar; comentou sobre as roças que ele, Natário, começara a plantar na Boa Vista, ia ver como prosperavam.

Surpreso e desapontado diante de tamanha indiferença, Fadul se conteve a duras penas para não deixar transparecer a decepção, o desgosto que lhe causava tal atitude do Capitão de cuja amizade se gabava.

Natário sempre demonstrara estima pelo turco. Fadul ainda mascateava quando ele, certa feita, ofertara-lhe um revólver e passara a tratá-lo de compadre.

 As relações cresceram e se estreitaram depois que o comerciante se estabelecera em Tocaia Grande.

No entanto, o Capitão não fez qualquer referência ao fato recente e palpitante, não se colocou sequer às ordens, conforme manda a boa educação, não tugiu nem mugiu.

Tendo preparado o cigarro de fumo picado, Natário aceitou o fogo oferecido por Fadul, recusou nova dose de cana, dispôs-se a seguir viagem.

 Desencostando-se do balcão endireitou o corpo, meteu a mão no bolso do paletó de brim cáqui, puxou de dentro o canivete que o turco esquecera em cima da cama ao sair para  Taquaras:

— Isso não é pertence seu, compadre Fadul?

Colocou o objecto na tábua do balcão, Fadul Abdala sentiu um baque no peito:

 - É meu, sim, Capitão. Se mal lhe pergunto, como chegou às suas mãos?

 - E como houvera de ser, compadre?

Andou para o oitão da casa, voltou com a mula, meteu o pé
no estribo, leu a interrogação ansiosa nos olhos de Fadul, montou e respondeu:

- Andei sabendo do caso, dei logo com eles. Três cabras ruins, compadre Fadul.

Site Meter