quarta-feira, dezembro 03, 2014

Tudo não passou de uma metáfora
ASCENÇÂO” e

“ASSUNÇÃO” 






"Ascensão": Uma Metáfora









A Ascensão de Jesus, ao contrário da Assunção de sua mãe Maria, não é um dogma de fé. Como aparece nos relatos dos evangelhos, Mateus, Marcos e Lucas, a doutrina oficial considera essa “subida” como um facto “histórico”, mais um dos dados que compõem a “biografia” de Jesus.

Mas este episódio é uma metáfora: quando dias depois de morrer Jesus “subiu aos céus”. O número 40 é um número simbólico ao longo de toda a Bíblia. Neste caso, significa que foi um período completo e irrepetível para aqueles que integraram o Movimento de Jesus e acreditaram na sua mensagem e se convenceram definitivamente que Jesus continuava com eles e que estava nas mãos de Deus e não dos injustos: “Havia ganho a partida”.


O Céu Será Uma Festa


O “céu” é o que vemos “acima”, o manto azul que cobre a terra, onde correm as nuvens e brilha o sol, a lua e as estrelas.

Uma maioria de tradições religiosas situou Deus no “céu”, nesse “acima”, externo, distante e superior. Jesus, não. Jesus falava de Deus “dentro” de cada pessoa e falava também de um Deus presente nas relações humanas, justas, solidárias e piedosas.

Jesus falou muitas vezes do cumprimento pleno do reino de Deus mas nunca lhe chamou céu. Em muitas passagens dos evangelhos aparece a expressão “reino dos céus” que não é de Jesus porque ele sempre falou e pregou “Reino de Deus”.

Nunca Jesus se referiu tampouco a um final desvinculado da história. Utilizou várias imagens para falar do futuro, do “mundo novo”; os seres humanos verão a Deus com seus olhos, repartirão a herança, ouvirão risos de festa, a família de Deus sentir-se-á à mesa de um banquete, partirá e repartirá o pão da vida… e tudo mudará: os últimos serão os primeiros, os pobres deixarão de o ser, os esfomeados serão saciados, e os que choram rirão.

O mais original da mensagem de Jesus e do seu Movimento é conceber que tudo isto começa já na terra, no mundo das relações humanas, vivendo em comunidade e solidariamente, compartilhando, cuidando da vida, curando os que estão enfermos ou estão tristes… Tudo isto se inicia aqui como ponto de partida do que será a plenitude. A imagem do banquete de festa com a casa cheia a transbordar foi central na linguagem usada por Jesus para falar sobre o futuro.




Nota - Mesmo com todo o risco que implica saber o que alguém terá dito há dois mil anos atrás, uma coisa parece certa: Jesus, e a sua igreja mais tarde, não dizem bem a mesma coisa.: "a crença no reino de Deus começa aqui, na terra", num discurso que não sendo metafórico é demagógico, irrealista, de uma sociedade igualitária, bonito de ouvir mas irrealizável e de perigosas consequências. 

Parece que Jesus só despertou para a realidade do seu semelhante quando, pregado na cruz, dizia para o Deus: "perdoai-lhes, senhor, que eles não sabem o que fazem" de onde só se podem concluir duas coisa: ou eles eram criminosos ou loucos irresponsáveis que não sabiam o que faziam.Jesus inclinou-se para a última hipótese.

Mas tudo não passa de uma metáfora como a Ascensão e a Assunção... Jesus perdeu a partida, não só se deixou matar na medida em que insistiu sempre na sua versão perante os juízes, como após a sua morte tudo ficou na mesma em termos de injustiças e desigualdades.

Site Meter