sexta-feira, dezembro 05, 2014

Voltara a ser o mesmo Fadu
TOCAIA GRANDE
(Jorge Amado)




Episódio Nº 116















Iluminaram-se os olhos do turco, nasceu-lhe o riso na boca, sentiu ao mesmo tempo vontade de chorar, quis contudo confirmar:

- Os três, Capitão?

- Os três, na mesma cova. Até mais ver, compadre.

10

Retornaram o riso fácil, a gargalhada estrepitosa, a zombaria, o madrigal, o gosto de narrar e o de discutir, a tesão e o apetite, o desfrute da vida.

 Novamente ouviu-se em Tocaia Grande o vozeirão de Fadul Abdala em deboche e parolagem e quando, por fim, em troca de algumas moedas de vintém, Pedro Cigano assumiu a harmónica, convocou as damas e armou o fovoco, quem mais se exibiu nos ademãs da quadrilha foi o dono do cacete armado.

Voltara a ser o mesmo seu Fadu de antes, o coração liberto da sede de vingança.

Não se libertou, porém, da preocupação. Obrigado a viajar periodicamente para refazer o sortimento, pagar aos credores, assuntar as novidades do comércio e dedicar-se ao que se sabe, deixaria o armazém fechado, na mira dos passantes, gente de toda a laia, à disposição de salteadores e ladrões, de grupos de jagunços.

É bem verdade que a negra sorte dos três clavinoteiros corria mundo: invencionices de monta, detalhes de arrepiar.

Circulavam ao menos cinco versões totalmente diversas mas todas tétricas a respeito da morte dos cabras, e os bisbilhoteiros garantiam ser o capitão Natário da Fonseca sócio do turco nos lucros do armazém, nada mais nada menos.

Quando perguntado, seu Fadu não desmentia: mais do que qualquer arma de fogo aquele sacrossanto zunzum defendia as portas do negócio.

Ainda assim, à proporção que o volume de mercadorias minguava no depósito, tornavam-se evidentes os sinais de intranquilidade no rosto e nas maneiras de Fadul.

Ah, se descobrisse cristão capaz, disposto e digno de fé a quem pudesse confiar o balcão, a caixa e o revólver – partiria bem mais sossegado e satisfeito.

O atendimento aos fregueses manter-se-ia ininterrupto, as vendas não sofreriam paralisação e a presença de um tipo destemido à frente da bodega, dormindo na casa, talvez bastasse para impedir outra tentativa de assalto; a presença do topetudo e a sombra amiga do capitão Natário da Fonseca.

Infelizmente, não enxergava nos ermos de Tocaia Grande cidadão portador de tantas e tão assinaladas qualidades.

Site Meter