terça-feira, fevereiro 17, 2015

Diva sentiu-se em paz e confiante.
TOCAIA GRANDE
(Jorge Amado)

Episódio Nº 176




















- Até eu. - Concordou a barriguda.

- Adespois. Agora nós vai falar com o turco.

3

Mirrados doze anos, o menino largou a arapuca na beira da
correnteza onde o rio se encachoeirava. Livrou-se dos andrajos, mergulhou.

Aurélio, o irmão, olhou para trás, não enxergou ninguém afora de sua gente levantando poeira no caminho. Arrancou a camisa, começava a desabotoar as calças quando escutou frouxos de riso. Espiou rio abaixo, surpreendeu numa bacia de pedras animado conluio de mulheres.

 Aurélio ficou sem movimento, segurando a calça. As raparigas, à la vonté, umas seminuas, outras em pêlo, esfregavam trapos, banhavam-se, esquecidas em vadio conversê.

Atarantado, o adolescente não soube o que fazer nem como impedir o zebedeu de crescer sozinho na braguilha.

Terra farta e dadivosa: desperdício de coxas e tetas, de bundas e xibius. Aurélio andava pelos dezessete anos.

Nando, o menino, apossava-se do rio, conquista inicial. Depois viriam as árvores, os sagüins, os passarinhos.

4

É fácil reconhecer um turco pelo nariz adunco, pelo cabelo crespo, pelo acento engrolado. Na casa de pedra e cal depararam com um negro retinto, martelando ferro em brasa, sebenta pele de caititu atravessada na cintura.

Turco daquela cor nunca se vira: Diva não conseguiu reter o riso.

Tição suspendeu o trabalho; não sabia por que a mocinha ria sob as tranças mas riu também, descontraído. Logo enxergou os velhos e o resto do povo. No horizonte, vindo do rio, Bernarda atravessava o descampado.

 Diva sentiu-se em paz e confiante. O corpo franzino de menina, o ar de moça calejada pela vida.

- A casa do turco é aquela grande, de madeira. Na frente fica a venda, no fundo a parte de morar. A essa hora da tarde, Fadul ou tá dormindo ou tá fazendo conta. Vou com ocês.

Curioso, acompanhou o grupo até a bodega. Debruçado no balcão, Fadul Abdala estudava nomes e datas anotados num caderno: relação de débitos e empréstimos, dias de vencimento.

- Foi o capitão Natário que mandou nós vir. Diz-que a terra é boa de plantio e que vosmicê ia fornecer o que for preciso.

Site Meter