terça-feira, fevereiro 03, 2015

Dificuldade em aceitar a realidade
E agora, Srª Merkel?










As conversações entre os novos responsáveis políticos da Grécia e os líderes dos países europeus em curso neste momento, excluindo a Alemanha reservadas para mais tarde, constituem uma fase crucial para o futuro de todos nós.
É como se estivéssemos todos sentados à mesa, cheios de fome, e na cozinha alguém estivesse preparando a refeição que aguardamos com ansiedade para sabermos se, finalmente, vai haver alteração do menu.
Quem pergunta é o antigo ministro dos Negócios Estrangeiros e Vice-Chanceler alemão ente 1998 e 2005, Joscha Fischer:
 - Será necessário novos desaires eleitorais nas próximas eleições legislativas, por exemplo em Espanha, para que a Srª Merkel aceite a realidade?
Se ela não conseguir ultrapassar o deficit de crescimento com o qual já confrontada só lhe resta olhar para o seu próprio país e investir em infra-estruturas de que ele está necessitado, como a modernização dos transportes, digitalização dos agregados familiares e da indústria.
Um programa maciço de investimento dentro da própria Alemanha seria um impacto poderoso para toda a Europa.
A vitória ampla e confortável do Sirysa veio demonstrar que a parte pior da crise pode perfeitamente estar a piorar e que, portanto, a austeridade não funcionou.
Níveis de desemprego em massa, pobreza alarmante e a esperança a esvair-se, não só estão na base da vitória do Sirysa como dos imensos sinais de descontentamento que se fazem sentir por quase todos os países da Europa.
No entanto, aquele enraizado tabu alemão da inflacção insistiu sempre no sentido de que o padecimento, em consequência da austeridade, era essencial para a recuperação económica da Europa, e isto tem sido lei ditada e imposta pelos alemães.
Chegámos agora a um ponto em que se as negociações entre a troyka e o novo governo grego não resultarem, a Grécia entrará em incumprimento e ninguém poderá dizer o que é que isso significará para o euro, sendo certo que a separação da Grécia da Zona Euro seria um megadesastre que não pouparia a própria Alemanha.
Mas se houver um compromisso que resulte em abrandamento da austeridade, reflectir-se-á em riscos internos para a Srª Merkel o que, de qualquer forma, seriam menores do que o fracasso do euro.
Merkel está confortável com a sua base de apoio dentro do partido o que é perigoso porque pode levá-la a subestimar soluções de alternativa e vir a deixá-la sem saída.
É que não é apenas o Sirysa na Grécia, são os desenvolvimentos políticos em Espanha, França, Itália onde o sentimento anti-austeridade está a fazer aumentar a pressão política no Eurogrupo dos ministros das Finanças da Zona Euro.
Parece não ser necessário nenhum bruxo para prever que o último capítulo da crise do euro deixará a política da austeridade da Alemanha em frangalhos.

Site Meter