quinta-feira, fevereiro 26, 2015

E Coroca sabe fazer parto?
TOCAIA GRANDE
(Jorge Amado)


Episodio Nº 184

















Os arrasta-pés começavam no correr da tarde, animadíssimos. Fora-se o tempo em que somente o almoço de Tição assegurava a existência do domingo.

Escoteiros ou em grupo, ao passar por Coroca e Lupiscínio no rumo da feira, os alugados suspendiam coçados chapéus de palha e saudavam respeitosos, a voz cantada e lenta:

- Bom dia, seu Lupiscínio. Bom dia, dona Coroca.

Dantes apenas o carpina e o filho raspa-tábuas tratavam-na de dona por ela ser de maior: mesmo sendo mulher-dama merecia respeito devido à idade. Mas também isso era coisa do passado.

Moradores recentes dirigiam-se a Jacinta dizendo-lhe dona Coroca, atenciosamente, e os filhos de alugados e mateiros até lhe pediam a bênção. Se puta não é sequer sia quanto mais dona, não passa de mulher perdida e desprezada, parteira, muito ao contrário, é pessoa de consideração, merecedora de apreço e deferência.

4

O primeiro menino que Coroca aparou, iniciando aos cinquenta e quatro anos de idade e de peleja o ofício de parteira, não foi o de Bernarda como previsto e esperado.
Dormia a sono solto ao lado de Zé Raimundo, freguês de priscas eras com quem podia conversar e rir antes e depois da pitocada - baita e supimpa pitocada, Coroca zelava por seu renome, fazia por merecê-lo- quando alguém começou a chamá-la aos gritos esmurrando a porta.

- É com vosmicê, comadre. - Informou Bernarda que acordara no quarto ao lado.

- Tou indo.

Na porta, empapado até os ossos, sem sequer dar boa noite,
Agnaldo a recrutou:

- É a parteira? Mãe mandou buscar vosmicê. Vamos depressa que Lia está com as dores. - Repetiu: - Depressa!

Ordem repentina e imprevista: ainda estremunhada, Coroca não pensou duas vezes.

- É pra já.

O tempo de enfiar um molambo. No quarto, Zé Raimundo, abriu um olho e quis saber o motivo da barulheira.

- Nada não. Vou ali, já volto.

Ainda estava sendo cavada a canoa no tronco de vinhático. Agnaldo atravessou a nado, Coroca equilibrando-se sobre as pedras, habituada. Somente então, tomando cuidado para não resvalar no limo e cair no rio, se deu inteira conta do motivo a conduzila estabanada à outra margem: demasiado tarde para voltar atrás.

Cabia a Bernarda a culpa do engano e do apelo. Se lhe perguntavam onde iria desovar, com qual parteira em Taquaras ou em Itabuna, a sem-juízo desfiava a repetida cantilena: nem em Itabuna nem em Taquaras, teria ali mesmo em Tocaia Grande com a ajuda da comadre Jacinta.

- E Coroca sabe fazer parto? 

- Ora se... O que é que ela não sabe?

Site Meter