quinta-feira, março 19, 2015

O nosso "primo" mais chegado também ri.
 A PRIMEIRA

GARGALHADA

















A vida consiste numa hierarquia de necessidades como os psicólogos humanistas observaram e que nós perfeitamente compreendemos.

Não podemos aprender coisas novas se estamos preocupados com a refeição seguinte ou receosos pela nossa vida.

Os nossos antepassados passavam uma grande quantidade de tempo a procurar comida e a temer pela vida quando desceram das árvores e se aventuraram nas planícies africanas sustentados pelas suas duas pernas vacilantes.

Os períodos de segurança e saciedade eram poucos e espaçados.

É provável que o riso humano tivesse começado a evoluir como um sinal para identificar esses períodos e rapidamente estabelecer uma «multiplicidade partilhada de intersubjectividades» para tirar o maior partido dele.

As coisas que os nossos antepassados aprendiam nos períodos de bom humor estavam longe de ser superficiais.

Já alguma vez pensaram porque motivo um cavalo ou uma vaca demoram três anos a tornar-se adultos enquanto um chimpanzé leva cerca de doze e nós cerca de dezoito?

 - Em parte a resposta é porque precisamos de adquirir mais informações dos membros do nosso grupo e o nosso ciclo de vida se alargou em conformidade com isso.

O nosso período prolongado de desenvolvimento juvenil (em comparação com os outros primatas) evoluiu aproximadamente ao mesmo tempo que a nossa capacidade rir.

Quanto menos dependíamos dos nossos genes no que diz respeito à maneira de nos comportarmos, mais tínhamos de depender dos membros do nosso grupo, o que exigia tirar o melhor partido possível dos períodos de segurança e saciedade.

O medo e a fome são tóxicos para o desenvolvimento humano, enquanto o riso é um elixir que o torna possível, tanto no que diz respeito aos nossos antepassados como a nós mesmos.

David Sloan Wilsson – “A Evolução para Todos”

Nota - Um dos prazeres da vida pode muito bem ser despertar esplendorosas gargalhadas da minha neta Matilde com 2 anos acabados de fazer. O seu sentido de humor e a capacidade de achar graça e rir às gargalhadas é o maior sinal de vida inteligente nesta idade precoce.

Site Meter