segunda-feira, abril 06, 2015

Acelerador de Partículas
O Acelerador de 

Partículas

















O maior Acelerador de Partículas, um tubo que descreve um círculo de 27Km de diâmetro, situado na fronteira franco-suiça, na profundidade da rocha, voltou a funcionar após dois anos de paragem, agora ainda mais robusto.

O que ele faz não está ao alcance da compreensão da maioria esmagadora dos humanos e a sua complexidade é tanta que quase se diria que aqueles que o criaram e entendem não devem ser humanos ou então sê-lo-ão mas de uma espécie mais avançada.

O vulgar cidadão sabe que se trata de um ramo do conhecimento que cai  no domínio da Física e daqui para a frente ouvimos palavras, palavras que conhecemos como matéria, anti-matéria, matéria escura mas cujo conceito ou significado temos dificuldade de entender mesmo quando nos é explicado.

O homem está agarrado à sua própria dimensão e tem muita dificuldade em lidar com o "muito pequeno" e o "muito grande".

Que história será essa do Bosão de Higgs - uma partícula que pode explicar a razão de outras adquirirem massa -  

- Dá para entender?

A já velha Teoria da Relatividade, de Einstein, mesmo nas suas linhas gerais, só pode ser entendida e explicada por privilegiados.

Disseram-me que o Eng. Guterres, que foi 1º Ministro do meu país e agora é Comissário Europeu e foi um dos alunos mais brilhantes que passou pelo Instituto Superior Técnico, é um desses privilegiados que numa conversa do avião a conseguiu explicar a um seu colega de governo.

Por alguma razão, Stephen Hawking, aquele senhor que vive numa cadeira de rodas e só consegue mexer os olhos e se mantém vivo por um prodígio da sua própria doença, afirma que a filosofia está morta e que a Ciência é tudo o que resta à humanidade.

Ele comprovou que efectivamente, se recuarmos no passado do Universo, chegaremos ao Big-Bang, como Einstein já tinha dito.

Assim, temos que, Charles Darwin, com a Evolução das Espécies por Selecção Natural e mais tarde Einstein com a sua Teoria da Relatividade, retiraram quase todo o campo à Religião para nos dizer algo que a nós, homens, nos interessa.

Então, o que ficou? – O Big Bang.

E o que é o Big Bang?- Para os crentes é Deus. Os outros, que não são crentes, reconhecem que não sabem por uma questão de humildade/honestidade intelectual.

Antes da explosão do Big Bang não existia nada, o próprio tempo não existia, mas para os crentes existia Deus porque ele é eterno, sempre existiu, mesmo quando nada existia e foi Ele que deu origem ao Big-Bang...

Ele foi a resposta para tudo, a resposta fácil, rápida que atrasou e dificultou o avanço da Ciência, que prendeu e matou sábios, deitou fogo a bibliotecas e queimou livros.

É o domínio das afirmações abstractas, inquestionáveis. A Ciência sem Fé é Loucura, dizia Martinho Lutero mas esquecia-se de acrescentar que a Fé e a Ciência são incompatíveis na sua própria essência.

Nós somos um grão de areia no universo... o Big Bang terá ocorrido há treze mil e quinhentos mil milhões de anos... mas foi o Deus dos homens, que tomaram consciência de si próprios há meia dúzia de anos, que vivem nesse grão de areia, que criou o Big Bang que, por sua vez, criou o universo... 

Total ausência de pretenciosismo... Como dizia a minha avó: "não se enxergam".

Site Meter