segunda-feira, junho 08, 2015

A nova planta da Baixa  de Lisboa
O Terramoto

de Lisboa


 de 1755












Era o dia de Todos os Santos do Ano de 1755. Às 9h30 da manhã uma grande parte dos lisboetas ou já se encontrava dentro das Igrejas ou para elas se dirigiam para celebrarem a data religiosa. A família Real estava ausente, a pedido das princesas, tinham saído de fim-de-semana.

O que aconteceu a seguir a essa hora foi para a população de Lisboa o fim do mundo servido de forma completa: mar, terra e fogo.

A cidade ficou totalmente destruída, um terço das pessoas morreram e o Rei ganhou tal medo que pelo resto da vida dormiu numa tenda montada nos Jardins do Palácio da Ajuda.

Depois da tragédia representado pela explosão do vulcão que soterrou a cidade de Pompeia, a europa não tinha assistido a um cataclismo de tão grandes dimensões e repercussão que, de resto, não se fez só sentir em Lisboa.

O que ficou de pé depois do terramoto o Marquês de Pombal mandou arrasar na opção mais corajosa das várias que foram ponderadas, mandando fazer tudo a partir do zero de acordo com as novas regras de construção.

Levou um ano a limpar a cidade e quem entretanto já tinha construído fora do ordenamento teve que demolir. A Baixa Pombalina teve os primeiros prédios com protecção anti-sísmica da Europa e quanto aos esgotos o Marquês ordenou que dentro deles um homem pudesse andar em cima de um cavalo e quando o criticaram pelas ruas serem demasiado largas respondeu: “Ainda um dia as vão achar estreitas...”

Entretanto aconteceu de tudo...

O embaixador da Espanha morreu porque ao fugir para a rua o portal do Palácio da Embaixada caiu-lhe em cima da cabeça e o embaixador da França que fazia humor junto das damas com o azar do colega espanhol não teve, sequer, uma porcelana partida no seu palácio que ficou totalmente incólume.

Hoje, quando os turistas visitam aos milhares a Baixa Pombalina, desembarcados dos navios de cruzeiro que atracam ao Cais de Santa Apolónia, ao olharem para os prédios envelhecidos a clamarem por obras de conservação, estão também a olhar para o terramoto de 1755 e se conseguissem andar um pouco para trás com o relógio do tempo, veriam ainda o início em que todas aquelas ruas e praças foram iniciadas no tal projecto corajoso que só não espantaram o Marquês porque ele andava mais de um século à frente de todos os outros.

Mas do terramoto de 1755 não nasceram apenas ruas e praças novas na cidade de Lisboa. Teve igualmente início uma auto-estrada no espírito das pessoas pensantes da época que os conduziram a uma conclusão incontornável:

 - Um desastre daquela gravidade ocorrido no Dia de Todos os Santos com as Igrejas cheias de fiéis a orarem só podia significar uma de duas coisas: ou Deus e os Santos estavam completamente loucos ou aquele cataclismo obedecia a causas naturais e não tinha nada a ver com eles.

Este foi o grande contributo do Terramoto naquela hora e naquele dia para uma nova fase do pensamento humano denominada de Iluminismo de que Voltaire (1694 – 1778) foi o grande protagonista.

Site Meter