terça-feira, julho 28, 2015

Msr. Hollande, o grande guia para a Europa...
Msr. Hollande  


- Et vive la France!














Hollande entusiasmou-se depois das prendas e das flores que algumas senhoras gregas, já de idade, lhe enviaram com palavras de agradecimento pelo papel decisivo, dizem, que ele teve no desfecho da reunião da madrugada do passado dia 12, impondo a permanência da Grécia na zona euro.

E vai daí, resolveu propor não a saída de um mas de treze para uma europa de 2ª classe e regressarmos aos seis países originais da Comunidade Europeia do Comércio e do Aço.

Assim, sem estratégia, sem discussões, nem consultas, bem podemos dizer que o Sr. Hollande entusiasmou-se...

Que as coisas na União Europeia não vão bem, que há que repensar aqueles Tratados, é perceptível para todos os europeus ou quase todos, mais a uns do que a outros, e a recente crise da Grécia, que é um caso especial de inadaptação, veio comprovar.

No entanto, a Europa está a construir-se, tem instituições próprias, Parlamento, Conselho, Comissão, Tribunal de Justiça, de Contas, e até um Provedor de Justiça Europeu, para além dos Órgãos Financeiros: Banco Central, Banco de Investimento e Fundo Europeu de Investimento, onde estão representados, naturalmente, todos os países que fazem parte da Comunidade Europeia e tudo, ao que parece, funciona.

O Sr. Hollande decidiu que devia criar uma onda e cavalgá-la chamando a atenção dos franceses para a sua pessoa: “um Presidente audacioso” como ele se considera numa carta que decidiu escrever ao Jornal Dimanche apresentando uma proposta para a criação de um governo da zona euro com Parlamento e Orçamento próprio, dias depois de uma entrevista na Televisão por ocasião da Festa Nacional do 14 de Julho.

Trata-se de uma ideia eleitoralista a 2 anos das eleições para melhorar a popularidade, e aqui é que bate o ponto:

- Todos os chefes de governo se preocupam, em 1º lugar, com as eleições nos seus países e em manter o seu poder, como se percebeu muito bem em todo este processo à volta da Grécia.

A Europa é mesmo coisa que vem em segundo lugar nas suas preocupações e se esta ideia do Hollande não levar a lado nenhum ele sempre terá feito uma tentativa... mais que não seja para acentuar a divisão da União Europeia que não tem nenhum líder à sua dimensão!

Em termos caricaturais, Shaueble propôs a saída de um e Hollande de treze, que é uma ruptura ainda muito maior. Será que vai ganhar votos junto dos franceses?...


Site Meter