quarta-feira, julho 22, 2015

Na pensão desdenhou das habilidades da  patroa
TOCAIA GRANDE
(Jorge Amado)





Episódio Nº 290
















Pedro Cigano ainda não estivera, chegara indagorinha mas não deixaria de ir, com certeza. Para conhecer a fulana e o randevu:

- Barracão, com esse vai ser o terceiro que inauguro. Mas pensão de mulher-dama em Tocaia Grande, nunca pensei de ver.

Me contaram, levei na conta de lorota. E lá se foi Pedro Cigano rumo à pensão de Nora Pão-de-Ló.

Embasbacado, de queixo caído, percorreu o arraial de ponta a ponta, parando a cada momento para trocar dois dedos de prosa, repetir interjeições de pasmo.

Na pensão, desdenhou das habilidades da patroa, da dolência de Anália, dos recomendados atractivos de Ceci, preferiu Paulinha Marisca que trazia de olho há um montão de tempo.

2

Terra grapiúna, pródiga em riquezas e exageros: com um copo de água se fazia um oceano. No vaivém das trilhas e estradas, dos atalhos e caminhos, tropeiros, alugados, putas em mudança, jagunços, inclusive coronéis, comentavam e engrandeciam o progresso de Tocaia Grande.

Sacrificada por pavorosa enchente - também a enchente ganhava em volume e em violência – a povoação se reerguera do pantanal a que ficara reduzida: não se contentando em voltar a ser o que já fora, movimentado lugarejo, ganhava foros de próspero arraial, de futuro assegurado: dera um salto para a frente, só vendo para crer.

Em lugar de ir-se embora, o povo juntara-se solidário. Virou uma família, explicou em Ilhéus o coronel Robustiano de Araújo, testemunha idónea.

Com pouco tempo renasceram plantações e casario. Para contar tintim por tintim o dia-a-dia da reconstrução de Tocaia Grande seria necessário cuspo e latim e, se certos detalhes valiam a pena pela graça ou pela valentia, a maior parte não passaria de prolixa repetição de atitudes correntias e fatos simples, enfadonho relatório.

Sergipanos e sertanejos retomaram a lavra da terra, os criatórios de porcos e de cabras. Com o auxílio de pedreiros e carpinas, levantaram moradias mais sólidas, mais amplas e em maior número.

A necessidade promovia serventes a pedreiros, raspa-tábuas a carpinas, mestres-de-obra de cambulhada. Bastião da Rosa recordou-se do prometido - antes mesmo de cuidar da casa de José dos Santos e de sia Clara, avós de sua filha, se ocupou com a sesia Vanjé e de Ambrósio. Promessa é dívida, que ninguém paga, mas Bastião, rapaz direito, pagou a dívida, cumpriu a promessa.

Às vezes acontece.

Trabalhando noite e dia, espontâneo mutirão em curiosa prestação e troca de serviços com pagamento em produtos da terra e bichos de criação, se possível, e dinheiro quando Deus desse bom tempo, os habitantes refizeram a topografia do arraial.

Topografia, palavra solene e presumida, não se aplica a Tocaia Grande: modificaram a aparência do lugar.

Site Meter