A minha cidade de Santarém |
Hoje é Domingo
(Na minha cidade de Santarém em 9/8/15)
As grandes revoluções são silenciosas, não acontecem de um
dia para o outro, os seus efeitos são irreversíveis e quanto mais tempo passa
mais eles se fazem sentir até que uma sociedade diferente vai surgindo no lugar da
anterior.
E acontecem porque um elemento novo, um facto concreto que se revela de
especial relevância se introduz no dia a dia da vida das pessoas imposto pela
força dos condicionalismos ou adopt ada
por se mostrar de uma evidente vantagem competitiva.
A técnica do domínio e controle do fogo pertence ao último caso. As
suas vantagens eram de tal importância que a sua adopção não só revolucionou a
vida dos homens como, ela própria, esteve na origem do próprio homem com outras
capacidades e condições para se afirmar no processo competitivo que é o da
vida.
No primeiro caso, depois de dezenas de milhar de anos do nosso
antepassado, o Homem de Cro-Magnon, ter vivido da recolha de tudo aqui lo que a natureza tinha para lhe oferecer para
além do que caçava e pescava com técnicas cada vez mais aperfeiçoadas e
eficazes, chegou um momento em que as condições ambientais, provocadas, há
cerca de dez mil anos, pelo fim da era glacial, sofreram tais alterações que
aquele estilo de vida, progressivamente, deu lugar a um outro num processo
longo e demorado que teve como consequências o ressurgimento não só de uma
nova sociedade mas também de uma nova humanidade.
Talvez não tenha sido uma transição desejada, talvez o homem do
neolítico não fosse mais feliz que o anterior, o nosso “avô” Cro-Magnon, mas
não sendo possível continuar por força dos condicionalismos com o mesmo estilo
de vida, manda o instinto de sobrevivência que se procurem outras soluções e
foi isso que aconteceu e, pouco a pouco, foi-se virando a página do livro da
história da nossa vida e com que consequências…
Será que a magia praticada nas grutas que ele tão bem decorou produziu
os seus efeitos?...
Seja como for, no início dos tempos pós glaciários, ele descobre que
pode agir sobre a natureza e até, de certo modo, apropriar-se dela conduzindo àqui lo que o pré-historiador australiano Gordon
Childe chamou, em 1930, “Revolução Neolítica”.
Esta expressão é exagerada a menos que se olhe para ela com uma
amplitude de vários milénios que começam há cerca de 14.000 anos, de uma forma
tímida, e se desenvolve efectivamente no Neolítico entre 10 e 4.000 anos atrás.
Na realidade, o que tivemos foi um modo de vida de caçadores
recolectores que se vai modificando pouco a pouco porque a vida de nómada atrás
das grandes manadas de herbívoros já não se justifica porque elas começaram a
escassear em consequência da diminuição dos grandes espaços por onde
circulavam.
E assim, preferem fixar-se durante mais tempo em regiões cujos recursos
conhecem bem, opt ando pela caça de
animais de pequeno porte, abundantes nas redondezas das suas casas, e começam a
interessar-se pelo ciclo das estações, pela influência destas sobre o
comportamento dos animais e pelo desenvolvimento das plantas selvagens que
aprendem a conhecer melhor e a utilizar mais amplamente.
Aos acampamentos ligeiros sucedem-se agora verdadeiras pequenas aldeias
feitas de cabanas robustas que permanecem ocupadas, ao princípio, parte do ano
e depois todo o ano pelos membros da tribo que não são indispensáveis ao êxito
das expedições de caça mais longínqua.
Este sedentarismo parcial, que tudo leva a crer é acompanhado de
mudança nas relações sociais dos grupos humanos, modifica completamente a visão
que o homem podia ter do seu meio ambiente e das suas relações com o meio
natural.
De um predador nómada torna-se um”produtor” que se esforça por explorar
de maneira mais intensiva um território limitado nas proximidades do local de
residência.
Desenvolve novas técnicas, domestica animais, controla espécies
vegetais, aperfeiçoa as aldeias e na sequência de tudo isto assiste-se a um
crescimento demográfico pela possibilidade de acumular reservas alimentares.
Do avanço registado nas armas uma referência especial para o arco e
flecha, fabricados com madeira, tendões e tripa, que se espalham um pouco por
todo o mundo pelas vantagens que apresentavam por serem leves, de fácil
transporte e mais eficazes do que as lanças e os dardos a uma distância de
trinta metros e mais adequadas a um ambiente agora muito florestado.
Os arcos mais antigos foram encontrados na Europa, na Dinamarca, e
estão datados de há 8.000 anos e pinturas talvez mais recentes debaixo de uma
rocha no Levante espanhol mostram caçadores equi pados
com arcos e flechas e grupos de arqueiros que combatem uns com os outros.
A cerâmica é um dos grandes contributos do Neolítico embora desde há
25.000 que se tinha aprendido a cozer misturas argilosas e em algumas regiões
utilizavam-se também recipientes de argila crua seca ao sol mas que eram muito
frágeis e pouco práticos.
É natural que a técnica de entrançar ramos, juncos ou bambus tenha sido
praticada largamente muitos anos antes, no Paleolítico, mas a fragilidade do
material não permitiu deixar vestígios.
Depois, vieram os primeiros têxteis tecidos com fibras de linho e pela
mesma altura, 8.000 anos atrás, generaliza-se no Médio Oriente o trabalho em
cobre e na Suméria, há 5.500 anos, inventou-se a roda.
O primeiro animal que compartilhou a vida com o homem foi o cão cujos
vestígios em acampamentos humanos foram encontrados em jazidas datadas de há
14.000 anos tendo evoluído do lobo, coiote e chacal e eram utilizados para a
caça, para dar o alarme, para a guarda de rebanhos e como companheiros.
O gato, a cabra e a ovelha aparecem no Médio e Próximo Oriente há
10.000 anos. Os primeiros bovinos, os auroques, foram “controlados" por
caçadores que praticavam uma espécie de protocriação de gado antes de serem
verdadeiramente domesticados para se transformarem nos bois actuais, primeiro
na Grécia há 8.500 anos e depois no Próximo Oriente.
Outros bovídeos foram domesticados mais tardiamente na América, na
África sariana e na Ásia e todos estes animais permitiram aos homens melhorarem
consideravelmente beneficiando, de modo permanente, de leite fresco, queijo que
pode ser conservado durante largo tempo, de sangue retirado do animal vivo e,
claro, de carne.
Outra fonte de produção de carne foi o porco selvagem ou javali
domesticado mais ou menos na mesma época, 8.500 anos, na Grécia e Próximo
Oriente e alguns séculos mais tarde na Europa e China Setentrional.
Mas o interesse do homem do Neolítico estende-se por muitos outros
animais que variam em função da região considerada.
O cavalo é domesticado na Ucrânia há 5.500 anos, no Peru faz-se a
criação de alpacas e lamas que provêm de camelídeos selvagens dos altos
planaltos andinos, guanacos e vicunhas.
O burro, o camelo e o dromedário são domesticados entre 5.000 e 4.000
anos, respectivamente no Próximo Oriente, no Turquemenistão e na Arábia.
Mas a domesticação não se ficou apenas pelos grandes animais. As
abelhas foram exploradas pelos habitantes do vale do Nilo há cerca de 5.000
anos e por essa mesma altura, o bicho-da-seda era criado na China o que revela
a antiguidade das actividades de tecelagem na Ásia.
No próximo Oriente, desde o norte do Mar Vermelho até ao
alto do Vale do Eufrates o aparecimento de um clima quente e húmido provocou
uma considerável expansão de cereais selvagens e os povos do Mesolítico, que é
um período entre o Paleolítico e o Neolítico que se iniciou há 10.000 anos,
particularmente as mulheres sempre atentas a tudo quanto pudesse constituir
alimento para a família, souberam imediatamente tirar proveito desse recurso
colhendo a maior quantidade possível de espigas maduras de trigo, centeio ou de
cevada.
Os grãos dessas espigas eram leves, muitas vezes guarnecidos de barbas
e na maturidade separavam-se facilmente das espigas para que o vento pudesse
facilmente proceder à sua disseminação no interesse da propagação da planta.
Ao procederem à apanha, as mulheres, fizeram contudo, uma selecção
involuntária dessas sementes porque acabavam por levar consigo espigas mutantes
cujos grãos eram mais pesados e estavam mais fortemente agarrados às espigas
não se separando facilmente, enquanto os grãos normais, digamos assim, não
mutantes, pelas suas características, dificilmente chegavam aos acampamentos.
Uma vez aqui , muitos deles
caem para o chão, germinam e dão origem a campos em que a variedade mutante,
que era mais útil ao homem e estava largamente representada.
Este processo repetido durante algumas dezenas de anos em locais onde
as pequenas comunidades humanas voltam regularmente para instalar os seus
acampamentos sazonais, deu início à “domesticação” de novas variedades de
cereais mais proveitosas para o homem.
Mais tarde, com a fixação permanente num determinado local, estavam
criadas as condições para o aperfeiçoamento de técnicas elaboradas de
preparação do solo, colheita e sementeira.
A agricultura nasceu verdadeiramente há cerca de 10.000 anos numa
região do “Crescente Fértil”, que se estende desde a Turqui a
até Oeste do Irão e foi na Turqui a,
numa zona minúscula de 20x20 Km, situada a 1000 metros de
altitude, nas vertentes bem expostas dos montes vulcânicos do Karacadag, que
Jack Harlan, da Universidade do Oklahoma, localizou em 1966, aquele que foi sem
dúvida o primeiro campo de trigo cultivado.
Na aldeia de Jarno, a nordeste do Iraque, foi encontrada cevada
doméstica com 9.000 anos mas não só cereais também várias leguminosas tais como
o grão, as favas e as lentilhas e um pouco mais tarde, há 6.000 anos, o pistácio , a oliveira e a vinha.
Os métodos de cultura e as espécies vegetais domesticadas logo foram
levadas, primeiro para o norte da Turqui a,
depois para os Balcãs, Danúbio e finalmente para a Europa ocidental, onde
espécies não indígenas são aclimatadas a partir do VII milénio.
As abóboras, pimentos e feijão desenvolvem-se largamente no México
entre 9 e 6.000 anos atrás, enquanto que o milho começa a ser cultivado pelo
homem no vale de Tehuacan, a partir de há 7.000 anos e os progressos registados
nesta cultura são medidos pelo aumento considerável e progressivo do tamanho
das espigas.
Tubérculos como a batata e a mandioca foram alvo de uma exploração
precoce que não deixou vestígios formais.
Na Ásia, dois tipos principais de cereais, o milho miúdo aos cachos e o
arroz foram alvo de uma primeira domesticação precoce entre os 8.000 e 6.000
anos.
Uma leguminosa, a soja, foi domesticada na China Setentrional a partir
de há 5.000 anos e vários núcleos humanos no Sudoeste da Ásia desenvolvem
economias agrícolas baseadas no tubérculo inhame e em árvores de fruto como a
árvore-do-pão, o coqueiro e a bananeira.
Em África, a agricultura desenvolve-se principalmente no Magrebe,
bastante tardiamente, 6.000 anos, e numa orla costeira muito limitada.
No Sara os dados utilizáveis são pouco numerosos mas é possível que
tenha havido grupos semi-nómadas que tenham explorado cereais, milho miúdo e
palmeiras em locais de agrupamento sazonal há cerca de 7.000 anos.
O sedentarismo e a prática regular da agricultura acontece de uma forma
gradual, progressiva e em épocas diferentes conforme as regiões.
Tudo começa por acampamentos mais ou menos permanentes com cabanas
provisórias de forma arredondada que são feitas para durarem cada vez mais
graças a um reforço das armações.
Depois, os grupos sedentarizados aprenderam a substituir os ramos
entrançados e os painéis de couro dos grupos nómadas por muros de sustentação
de pedra, de tijolos crus secos ao sol ou de adobe (terra misturada com palha)
suportando um tecto feito de colmo ou de pequenos ramos cobertos com uma espessa
camada de argila.
Para economizar espaço passa-se de instalações circulares disseminadas
e distantes umas das outras para planos arqui tecturais
rectangulares, mais compactos.
Por fim, os grupos formados cada vez por mais indivíduos têm tendência
para se associarem em locais favoráveis dando origem às primeiras aglomerações
que reúnem algumas dezenas de habitações e abrigam trezentas ou quatrocentas
pessoas.
No próximo Oriente, aldeias como estas cujos vestígios foram
encontrados, desenvolveram-se há 9.000 anos nas actuais Jordânia, Turqui a e Iraque.
As maiores são rodeadas por uma muralha acompanhadas de um fosso
evoluindo para cidades-mercado, situadas no centro de uma rede de várias
dezenas de aglomerações de agricultores.
A presença de um templo relativamente imponente que serve também de
entreposto e de local de reunião, o tamanho das habitações mais ou menos
imponentes e bem arranjadas, assim como a natureza variada dos objectos
encontrados, revelam nitidamente que está a desaparecer a tradição igualitária
nestas cidades de 2 a
3.000 habitantes e que se está a instalar, pela primeira vez, um sistema social
hierarqui zado dominado por uma casta
religiosa.
Mais tarde, ao lado desta casta religiosa e em cidades que se estendem
agora já por várias dezenas de hectares abrigando cerca de 40.000 habitantes,
aparece uma aristocracia militar e os negociantes passam a ter primazia
relativamente aos artesãos e agricultores, isto na região da Suméria e com
algum tempo de atraso fenómenos similares surgem em outras regiões do mundo
especialmente no norte da China, no vale do rio Amarelo.
A população mundial, que não atingia os 10 milhões no início do
Neolítico, há 10.000 anos, com uma taxa de crescimento da ordem dos 0,001%,
6.000 mais tarde éramos 100 milhões com uma taxa de crescimento de 0,1% ou
seja, cem vezes mais.
É que durante o Neolítico os homens vivem de maneira diferente e
sobretudo melhor do que jamais tinham vivido.
São relativamente bem alimentados, estão muito menos expostos a
acidentes mortais, vivem durante mais tempo e mudam mesmo de aspecto físico uma
vez que são mais pequenos que os seus antepassados do Paleolítico Superior e o
dimorfismo sexual entre homens e mulheres voltou a diminuir, característica que
poderia facilmente explicar as mudanças psíqui cas
e sociológicas que afectam as sociedades humanas.
Na base destas mudanças, há o sentimento de poder dominar a natureza e
a descoberta da individualidade.
O Homem “antigo” o de Cro-Magnon, vivia num mundo de sensações e de
intuições e identificava-se espontaneamente com a sua tribo.
O Homem do Neolítico descobre que é um indivíduo capaz de influenciar o
curso dos acontecimentos e a mudança é vertiginosa e leva, com algum opt imismo, o etnólogo Claude Levi-Strauss a afirmar
que após mais de 2 milhões de anos muito difíceis, tendo chegado mesmo à beira
da extinção, a humanidade encontrou finalmente os Jardins de Éden e a esse estado
feliz, o cândido Rousseau, chamava “justo meio entre a indolência do estado
primitivo e a petulante actividade do nosso amor próprio”.
Mas o género humano não era feito para viver “no justo meio” e essa
“idade de ouro” que poderia ser representada pelo começo do Neolítico não durou
muito tempo se é que esse período alguma vez mereceu essa denominação.
Nas grandes cidades-Estado e nas aldeias que elas governam organiza-se,
manifestamente, a exploração do homem pelo homem e só de uma forma aparentemente
paradoxal é que esta revolução social coincide com a descoberta da escrita cujo
papel principal foi estabelecer inventários, recenseamentos e leis.
Acabou a pré-história, começou a história e o homem foi o único ser
vivo capaz de acrescentar uma história à sua evolução biológica e é por isso
que o podemos considerar verdadeiramente excepcional.
Mas é uma história de ambição, de desequi líbrios,
de desigualdades…
O Homem, “homo” que se tinha, talvez, tornado sábio, “sapiens” qui s, além disso, tornar-se sapiente, “sapiens
sapiens”, duas vezes sábio, para os bons momentos mas muito mais vezes para os maus.
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