sexta-feira, agosto 21, 2015

Assim Nasceu Portugal
(Domingos Amaral)

Episódio Nº 38



















Guimarães, Março de 1120


Em Lanhoso, na manhã seguinte à secreta conversa entre as duas irmãs, o arcebispo Gelmires mandou retirar as suas tropas, alegando graves crimes cometidos por Urraca, e partiu para a fronteira fluvial do Minho, acampando aí à espera de uma conspiração que julgava dominar.

Perante tal desfeita, a rainha Urraca perdeu a relutância que na véspera ainda tivera e convenceu-se que Gelmires a traíra mais uma vez.

Em vez de atacar Lanhoso, como esperava o prelado de Compostela, propôs a paz a Dona Teresa, e ali logo foi assinado um tratado entre as duas filhas de Afonso VI, que embora não cedesse à mais nova o ambicionado trono da Galiza, lhe permitia a posse dos territórios fronteiriços de Tui a Zamora.

Em inesperada concórdia, Dona Urraca e seus homens, retiraram pela mesma estrada que seguira Gelmires, e foram dar com ele ainda acampado.

Furiosa, a rainha de Leão e Castela mandou prender o arcebispo traidor.

Quanto a nós, portucalenses, regressámos a Guimarães acompanhados pelo príncipe, embora notando que Fernão Peres nos tratava com secura.

Só viríamos a perceber que iríamos ser hostilizados pelo galego já na cidade, onde apareceu, igualmente Gomes Nunes de Pombeiro acompanhado pela mulher e pelas filhas.

Com o tratado assinado, o senhor de Toronho estava aliviado: nem Tui fora saqueada, nem teria de prestar vassalagem a Urraca!

Notava-se tal alegria que logo disponibilizou as suas meninas para casarem com nobres portucalenses.

Porém, Fernão Peres rejeitou a ideia.

 - É cedo para isso – rosnou – Roma não paga a traidores! – citou o Trava, enquanto a rainha, a seu lado, abanava a cabeça, em concordância.

A curiosa Chamoa perguntou qual o significado daquela expressão mas o tio mandou as crianças brincarem para o pátio do castelo dizendo que aquelas não eram conversas para ter à frente delas.

Já cá fora Maria e Chamoa saltaram o eixo até que pouco tempo depois surgiram no pátio Gomes Nunes e Elvira de Trava, que com um ar preocupado pegaram na mão das filhas e partiram.

Site Meter