quinta-feira, agosto 20, 2015

Assim Nasceu Portugal
(Domingos Amaral)


Episódio Nº 37






















O pacto entre as irmãs justificava-se, pois, com uma lógica de sobrevivência recíproca. Afinal, eram duas mulheres num mundo de homens, sempre hostilizadas e criticadas por todos.

- Eles querem eliminar-nos, estamos a mais – murmurou Dona Teresa.

Todavia, a teimosa Urraca resistia, pois estava crente de que, mesmo abandonada pelos soldados do arcebispo, conseguia vencer os portucalenses.

Além disso, ainda pensava na relíquia, pois perguntou:

- O antigo alferes do vosso marido, Paio Soares, está por cá?

Talvez desejasse prendê-lo para extrair-lhe informações, mas quando Dona Teresa lhe garantiu que ele continuava refugiado na Maia, a rainha ficou ligeiramente desiludida, pois um dos seus objectivos da invasão seria inatingível para já.

Decidida, Dona Urraca terminou o colóquio, mas Dona Teresa sabia que lhe havia abalado as convicções sempre frágeis e volúveis.

Dentro da cela onde se escondera, a minha prima Raimunda vira Dona Urraca partir, saindo das masmorras no meio da chuvada e montando o seu cavalo, sempre dissimulada pelo capuz, e esperava que Dona Teresa se recolhesse quando, para sua surpresa, apareceu Fernão Peres, vindo de uma outra cela.

Foi assim que tomamos conhecimento daquele dueto de espertos.

Dona Teresa, entusiasmada, perguntou ao amante:

 - Gelmires acreditou que lhe damos a relíquia?

Fernão Peres de Trava limitou-se a um sorriso confirmativo: o arcebispo aceitara a promessa. Embora ainda não tivessem garantido o desfecho pretendido, a euforia logo se apoderou dos dois amantes.

A prima Raimunda contou-nos que se desataram a beijar no corredor das masmorras, festejando o seu diabólico plano.

Ali mesmo, empolgada com a antecipação de uma glória sem batalhas, Dona Teresa levantou as saias, amparando-se na parede, deixou que o Trava a possuísse com terna mas fogosa intensidade.

Os seres humanos fodem muito quando se sentem vencedores, mas para a minha investigação o mais relevante foi descobrir que também o arcebispo Gelmires já sabia da relíquia, naquela época e já a desejava encontrar, tal como a rainha Urraca.

Os planos de ambos contra o condado portucalense e a independência de Portugal eram antigos...  

Site Meter