terça-feira, agosto 18, 2015

Já Espiridão não tinha onde cair morto
TOCAIA GRANDE
(Jorge Amado)

Episódio Nº 314




















Se ainda mantinha as rédeas do poder, e as mantinha curtas para evitar tramóias, era porque apesar de tudo conservava a esperança de ver o filho de regresso para assumir o mando e lhe permitir descansar em paz.

O velho Zé Andrade, homem pobre, músico amador, se divertira até morrer, não abrira mão de nada que a vida lhe oferecia, tanta coisa.
 - Diga a Leocádia que estou muito velho para dançar
reisado.

- Ela disse que vosmicê fosse ao menos pra assistir. Pra se divertir um pouco.

6

Para divertir a velhice do Coronel bem poucas coisas a vida oferecia. Duas delas, porém, eram consolação e bálsamo: o cacau e a moça Sacramento.

A visão e o cuidado das roças de cacau, espetáculo sublime, doce tarefa, jubilosa. Viera de completar, em companhia de Natário, a inspeção da entressafra, roça a roça, as antigas e as novas, cada qual mais florida e carregada naquele verão glorioso, perfeito na medida da chuva e do calor.

Para compensar o prejuízo das inundações no ano anterior.

Floração excepcional, fartura e vigor dos bilros, aqueciam o coração.

Atravessara também as roças da Boa Vista, os cacauais não faziam diferença para os da Atalaia, o mesmo trato, o mesmo viço de dar gosto.

Natário fora recompensado, se não na medida do merecimento - por duas vezes lhe salvara a vida -  ao menos possuía um pedaço de terra plantado de cacau: trabalhador e sabido, acabaria rico.

Já Espiridião não tinha onde cair morto; guardava seus teréns num quarto sem janelas na puxada aos fundos da casa-grande.

Sono leve, ouvido fino, dormia na sala guardando o quarto e o descanso do patrão.

Nunca abrira a boca para reclamar, nada quisera nem pedira.

Chegara à Fazenda da Atalaia na alvorada da luta, em companhia de uma filha pequena: a mãe morrera tísica, botando sangue pela boca durante a seca no sertão de Conquista.

Por disposição do Coronel e não por rogo do pai, a menina Antónia, criada na casa grande, cursara o colégio das ursulinas em Ilhéus: única negra retinta no rol das alunas mais ou menos brancas.

Site Meter