segunda-feira, agosto 17, 2015

Assim Nasceu Portugal
(Domingos Amaral)


Episódio Nº 34


















Naquela primeira vez que o vi, Ramiro era um jovem franzino, da mesma idade do que o príncipe.

Filho bastardo de Paio Soares, encolhia-se na sua presença, pois era tratado com dureza. Ao chegar perto do cavalo, que o filho não conseguia acalmar, o pai gritou-lhe:

 - Sois um tolo, dai cá isso!

Montou em dois tempos o seu alazão e olhou com desprezo para o bastardo, que logo correu atrás.

Todos tivemos pena dele, tão mal vestido e humilhado em público. Mas logo o príncipe nos relembrou os seus desejos, dizendo sempre voluntarioso:

 - Vamos para Lanhoso!

Ao princípio da noite, uma pequena comitiva chegou à povoação já cercada por Dona Urraca e Gelmires, e foi necessária a intervenção de Fernão Peres de Trava para que fosse autorizada a nossa entrada no castelo.

Já na presença de Dona Teresa, que ceava, o Trava revelou a sua profunda desilusão com os portucalenses.

- Onde estão as nossas tropas? – perguntou indignado.

Os irmãos de Ribadouro explicaram que consideravam mais prudente deixá-las em Guimarães, defendendo a cidade, e que Paio Soares temera vis emboscadas em redor de Lanhoso, preferindo regressar à Maia com seus homens.

- Deixaram a vossa rainha à mercê da irmã? – enfureceu-se o Trava.

Também Bermudo considerou aquela traição indigna, e os irmãos Trava só atenuaram a sua fúria ao saber que fora o príncipe que forçara a comitiva a vir ajudar a mãe.

- Ao menos, alguém corajoso! – exclamou Fernão Peres.

Para espanto dos presentes, Dona Teresa considerou uma tolice o príncipe ter vindo a Lanhoso, pois não só arriscava a própria vida, como o fazia sem tropas não auxiliando a mãe em nada.

 - Urraca pode, de uma assentada, matar-me a mim e ao meu filho!

Mirando Afonso Henriques, em cuja cara se pressentia a desilusão com a reacção maternal, perguntou-lhe:

- Não vos avisei já para não lutardes com mulheres?

Agrestes com os portucalenses, Dona Teresa e seu amante logo nos dispensaram, atribuindo-nos uns quartos numa habitação secundária da alcáçova, e provavelmente nenhum de nós teria sabido da surpreendente intriga que veio a urdir-se, não fosse a minha prima Raimunda ter revelado, mais uma vez, as suas habilidades de espia, e escutado uma inesperada e improvável conversa que aconteceu nessa noite.

Site Meter