sábado, agosto 15, 2015

O pa-ta-ti , pa-ta-ta.
Os “Palhaços”














O que existe de mais perigoso na personalidade humana é que ela é manipulável e isso torna o homem num ser extraordinariamente imprevisível.

Pode a ciência ter-nos levado até à lua, às estações colocadas em órbita onde convivem pessoas de vária nacionalidade, pode a tecnologia de ponta fazer pesquisas com a aceleração de partículas atómicas à procura dos segredos profundos do universo, pode, realmente, tudo isso mas continua absolutamente igual a si próprio quanto à sua natureza básica.

Continuamos o mesmo homem primitivo que agora sabe “fazer contas”... Os nossos instintos são os mesmos, não houve aí uma evolução qualitativa, pelo contrário, se nos lembrarmos dos pigmeus e dos bosquimanes, os nossos conterrâneos mais primitivos e de quem, todos os homens civilizados, deviam copiar os instintos.

É verdade, que a sociedade, no seu geral, está longe de ser a mesma no que respeita à consagração dos direitos do homem e do respeito que ele nos merece mas, sinceramente, há tantos sinais preocupantes!...

O que se passa no Norte de África, no Mar Mediterrâneo e nas praias de Itália e da Grécia com aqueles milhares de pessoas fugidas a um destino cruel, sem ninguém que dê solução às suas vidas, especialmente todos aqueles que concorreram para que nos seus países a desordem se tivesse instalado. 

Lembram-se das “primaveras árabes...-” ?

A europa assiste, medrosa, egoísta, sem saber o que fazer, sem liderança política por falta de um pensamento global. Os cidadãos europeus e do mundo ocidental começam a desesperar e a perder a confiança nas pessoas que os governam e, por escárnio fazem a apologia dos “palhaços”, de todo o tipo, para assegurarem as funções políticas.

Beppe Crilo, comediante de profissão, lidera o 2º maior partido em Itália depois de um outro, Sílvio Berlusconi, que não é palhaço de profissão, ter sido eleito três vezes pelos italianos.

Trump, nos E.U.A., lidera os candidatos republicanos, com o seu ar de louco varrido..

No México, o comentador político mais influente é um cómico da televisão chamado Victor Trujillo e aqui, próximo de nós, na Holanda, as ondas de populismo foram lideradas por um homossexual que encenava as suas aparições públicas de forma provocante e, depois dele, foi um ex-roqueiro punk de enorme cabeleira platinada...

De comum a todos eles, a hostilidade agressiva e o desprezo que os cidadãos nutrem pelas elites políticas e que os leva a dar cobertura a estes homens, os "palhaços" da democracia, para descrédito dela, tornando-a ingovernável.  
  

Site Meter