sexta-feira, agosto 14, 2015

Assim Nasceu Portugal
(Domingos Amaral)




Episódio Nº 32

















Perdi Toronho! - lamentou-se este abraçado às filhas. Dona Urraca vai levar-me preso para Toledo!

Maria e Chamoa soluçaram temendo pela vida do pai. No entanto, Fernão Peres tranquilizou-os, dizendo que, por agora, iriam apenas acompanhar a invasão do Condado Portucalense.

- Vamos até Lanhoso, Dona Teresa recuou para lá.

Partiram no dia seguinte, e viajaram nas traseiras das tropas invasoras. À medida que avançavam, Fernão Peres revelou-lhes que os violentos saques, praticados pelos leoneses e castelhanos de Urraca, angustiavam o arcebispo de Compostela que se sentia desconfortável como cúmplice daquela pecadora devastação.

Talvez por isso, quando finalmente se montou o cerco ao castelo de Lanhoso, onde já estava sitiada Dona Teresa, Fernão Peres parecia estranhamente satisfeito, e despediu-se da irmã, do cunhado e das sobrinhas com um misterioso sorriso.



Julgo que foi nesse dia que Trava fascinou pela primeira vez o arcebispo de Compustela com a história da relíquia do conde Henrique.

Gelmires era fanático por artefactos sagrados, já nos roubara alguns de Braga, e cegou com a possibilidade de colocar as mãos numa antiguidade vinda da Terra Santa. Prometendo-lhe a relíquia, o Trava comprara o arcebispo.

Por mais que me custe dizer isto, ao longo da vida dei por mim a concluir que Fernão Peres e Dona Teresa tinham um talento especial para o ardil, a artimanha, o truque e a intriga.

Embora eu fosse um homem de luta em campo aberto, de espada e escudo, com o tempo notei que essas habilidades políticas eram igualmente essenciais para fazer do meu melhor amigo um grande rei.

E julgo que ele também aprendeu muito com os estratagemas da mãe e do amante, embora raramente o reconhecesse.




Lanhoso, Março de 1120

Num dia solarengo, que parecia anunciar a iminente chegada da primavera, um grupo formado por meu pai e meu tio, por mim e por meus irmãos Afonso, Soeiro e minha prima bastarda Raimunda, aos quais se juntava o príncipe Afonso Henriques, banhava-se nas antigas termas romanas de Caldas das Taipas, perto de Guimarães, quando chegou a notícia de que as tropas de Dona Urraca haviam conquistado Tui e atravessado o rio Minho, e que já desciam Velosos para Lanhoso.

Site Meter