quinta-feira, agosto 13, 2015

Assim Nasceu Portugal
(Domingos Amaral)


Episódio Nº 31


















Julgava-o com Dona Teresa, e perguntou-lhe o que ali fazia enquanto Chamoa e Maria Gomes beijavam a mão do tio.

- Intercedo junto do Gelmires. Por vós, por vosso marido e também por Dona Teresa – explicou Fernão Peres.

Para azar deles a situação em Tui agravara-se. Na margem Sul do rio Minho, quase em frente à cidade estavam agora instaladas as tropas de Dona Teresa que tinham marchado à pressa para o norte logo que haviam sabido da invasão de Dona Urraca.

 - Estão mal comandadas, resmungou Fernão Peres. Nosso irmão Bermudo não tem jeito nenhum para as artes da guerra!

O tio Fernando era adorado pelas sobrinhas que o consideravam um ídolo. Chamoa, em voz baixa, comentou com a irmã que era com alguém assim que gostaria de casar-se.

 - Sonhas casar com um príncipe, Chamoa?

Ela corou embaraçada, e o tio acrescentou:

 - Eu também sempre quis casar com uma princesa como vós, t6ão bela, e é por isso que me enamorei de Dona Teresa.

Proferida esta frase, colocou de novo um ar preocupado e adiantou a sua previsão dos combates.

- Vamos perder Tui, pelo menos para já.

Enviara um primeiro mensageiro ao cunhado, que estava cercado, sugerindo que se rendesse a Dona Urraca; e um segundo a Bermudo, parqueado do lado de lá do rio, numa ínsua, com os portucalenses, aconselhando-lhe um recuo estratégico.

- Lutar é inútil, Tui seria destruída. É melhor o Bermudo e a Teresa retirarem para Lanhoso. Isso dá-me tempo para convencer o Gelmires a romper esta tortuosa aliança com Urraca.

Eles odeiam-se, já se guerrearam, não será difícil separá-los outra vez.

Embora o irmão lhe transmitisse muita confiança, a alma de Elvira não se acalmaria enquanto cerco não fosse levantado. Temia pela vida do marido, tinha-lhe respeito e sabia-o um pai delicado, a quem as filhas amavam.

Infelizmente para ela, na madrugada seguinte os galegos de Gelmires e os leonenses e castelhanos de Urraca atravessaram o rio em barcassas e surpreenderam os portucalenses, que retiraram em debandada, perdendo muitas armas e cavalos.

A meio da tarde, Tui rendeu-se e Fernão Peres de Trava regressou à tenda, na companhia do desconsolado Gomes Nunes de Pombeiro.

Site Meter