quarta-feira, agosto 12, 2015

Assim Nasceu Portugal
(Domingos Amaral)






Episódio Nº 30
















Elvira encolheu os ombros e dirigiu-se para a carroça, onde dois servos a esperavam. Deixara um borrego a assar, que já devia estar pronto, e o marido era cioso com as horas dos repastos.

Meteram-se ao caminho, mas no cruzamento da estrada com Compostela Elvira aterrorizou-se.

À espera delas aguardava um destacamento de cavaleiros e, examinando os estandartes, a senhora de Toronho concluiu que eram tropas do arcebispo de Gelmires.

Chamoa e Maria encostaram-se à mãe enquanto um cavaleiro declarava que iria levá-las à presença do prelado de Compostela.

Aflita, Elvira Peres de Trava olhou para o castelo de Tui, a poucas léguas e viu-o já cercado.

Conhecia Gelmires de vista, nas suas idas a Compostela, e um pouco mais tarde aquele homem gordo, calvo e desagradável, explicou-lhe que ele e Dona Urraca iriam obrigar Gomes Nunes a declarar-se finalmente súbito da rainha.

Caso contrário, Tui seria saqueada. A chorar, com as filhas agarradas às saias, Elvira implorou misericórdia e pediu ao prelado que poupasse o seu esposo.

Relembrou-lhe que era uma Trava, que seu irmão se juntara com Dona Teresa e que seu pai, Pedro Frolaz, sentiria qualquer ataque a Tui como uma ofensa que não passaria sem retaliação.

O cínico Gelmires bateu as grossas pestanas e perguntou-lhe:

 - Com qual dos vossos irmãos está casada Dona Teresa? Nunca sei...

A malícia daquele homem de nome grotesco era compreensível. A inconstância amorosa de Dona Teresa – que primeiro vivera com Bermudo, casando-o de seguida com uma filha dela, Urraca Henriques, para depois se unir ao irmão dele, Fernão – era um desvario incestuoso que incendiava contra ela os religiosos da região.

Atrapalhada, Elvira calou-se e as filhas choramingaram, enquanto o untuoso Gelmires avisava:

 - Não podeis casar com dois irmãos quando ambos ainda estão vivos, Deus castiga-vos!

De seguida, o arcebispo enviou-as para uma tenda, onde era suposto permanecerem sossegadas, enquanto durasse o cerco a Tui.

Contudo à hora da ceia, Elvira viu aparecer seu irmão, Fernão Peres de Trava.


Site Meter