segunda-feira, agosto 24, 2015

         Assim Nasceu Portugal
(Domingos Amaral)

Episódio Nº 40



















Aumentara o tom de voz, mas o filho não se impressionou.

Já tenho quase onze anos, é tempo de me juntar à corte e de permanecer aqui, junto a vós.

Enfurecida, a mãe gritou-lhe:

- Não vou ficar em Guimarães! Vou para Viseu e depois para Coimbra! Ide lá para fora!

Depois, incentivou Fernão Peres a prosseguir, mas Afonso Henriques deu um passo em frente. Estava agora a menos de três metros da mãe, e esta deitou-lhe um olhar furibundo, enquanto ele afirmava:

 - Então vou convosco para Viseu e para Coimbra.

Dona Teresa começou a arfar, tal era a ira que se apossara dela por o filho a desafiar em frente de terceiros.

Egas e Ermígio revelaram-nos mais tarde que sentiram um contentamento secreto por assistir àquela exibição de firmeza do seu protegido, embora discordassem do pedido, pois não queriam ceder a sua posição privilegiada de guardiães do príncipe herdeiro do Condado Portucalense, a última influência que lhes restava.

Talvez por ser o mais lúcido e perverso dos presentes, o Trava foi o primeiro a falar e, com a sua voz intensa e solene, declarou:

 - Em Coimbra há combates permanentes com os sarracenos, a vossa vida correria perigo.

Sem sequer olhar para ele, Afonso Henriques ripostou:

 - Não mais do que a de minha de minha mãe e bem menos do que a vossa, pois não tenho idade para lutar em batalhas.

Meu pai e meu tio sorriram, agradados com a acutilância daquela resposta, mas o sagaz Trava percebeu de imediato que o afrontamento não era a melhor via para lidar com aquele rapaz e apontou para nós as crianças.

 - Em Coimbra, não teríeis os vossos amigos, o Lourenço, o Afonso, o Soeiro, a Raimunda. Com quem irias passar os dias? – Com o Bispo da Sé?  - ironizou.

Pela primeira vez, Afonso Henriques pareceu duvidar dos seus desejos. O Trava, notando que aquela era a via certa, insistiu:

 - Além disso, o Ermígio e o Egas, agora que terão poucos afazeres, podem levar-vos a Tui. Caçar ursos...

Já ao corrente dos desejos do príncipe, o Trava esperou a sua reacção, mas depois de um curto silêncio, aquele deu meia volta e voltou a sair da sala, aceitando sem mais palavras as ordens da mãe.

E nós, seus amigos, fomos atrás dele.

Site Meter