sábado, agosto 22, 2015

Assim Nasceu Portugal
(Domingos do Amaral)



Episódio Nº 39























Foi a primeira vez que o meu amigo viu Chamoa Gomes e a primeira vez que vi a minha Maria. Estávamos também no pátio mas eu, mais do que curioso com as moças, sentia-me intrigado, pois desconhecia porque se desagradara o Trava.

Já Afonso Henriques apenas me perguntou:

 - Quem é aquela, a loira?

Os cabelos cor de mel de Chamoa, o seu sorriso encantador, os seus belos olhos verdes e as suas profusas sardas haviam-no encantado.

A prima Raimunda revelou-me que foi nesse dia que sentiu uma pequena pontada de ciúme, enquanto me ouvia esclarecer:

 - São as sobrinhas do Trava, de Tui.

Estava aterrada ao perceber que seu amado príncipe se fascinara por aquela galega loira e sardenta. E mais ficou quando o escutou questionar a mãe, já de novo na sala:

 - Podemos ir a Tui?

Lembro-me de ter visto Dona Teresa franzir a testa e resmungar:

 - A Tui? Não há lá nada de jeito, a não ser ursos! Ides é para Lamego com quem vos trouxe!

Embora ainda fôssemos crianças, percebi perfeitamente que ela se referia a meu pai e a meu tio e recordo que o príncipe se virou para a mãe com um olhar inquisidor.

Todos havíamos já notado uma clara animosidade desde a partida de Lanhoso, mas só ali percebemos que o sentimento de traição e deslealdade que se apoderara da rainha e do seu amante, por terem sido abandonados pelos portucalenses em Lanhoso, teria graves consequências.

Pouco depois a rainha informou que o meu pai e o meu tio seriam afastados do governo do Condado e que Paio Soares continuaria na Maia.

O meu melhor amigo não ficou satisfeito, pois não queria abandonar a mãe, e com alguma esperança acercou-se dela para lhe expor um pedido. Incomodada, Dona Teresa revirou os olhos:

 - Não vos disse já que ides para Lamego? – perguntou entediada.

Apontou com um dedo a porta e ordenou.

 - Esperai lá fora.

Como príncipe não se mexeu, todos ficámos na expectativa.

- Desejo ficar convosco em Guimarães – declarou Afonso Henriques.

A rainha contraiu o rosto,  irritada, como se o que ele tinha acabado de dizer fosse um disparate.

- Que dizeis? Sabeis bem que vos mandei ir com Egas e Ermígio!

Site Meter