terça-feira, novembro 10, 2015

Assim Nasceu Portugal
(Domingos Amaral)

Episódio Nº 106





















Viseu, Domingo de Páscoa, Abril de 1126




Só a minha prima rejubilou em segredo com o desgosto de Chamoa, e só ela acreditou que o príncipe voltaria para os seus braços, pois julgava que no coração dos outros nada era tão intenso como no dela.

Enganou-se. O encantamento entre Chamoa e o príncipe, apesar daquela tremenda contrariedade, manteve-se vivo muitos anos.

Por vezes, é isso que acontece, o amor resiste e dura. Contudo, e naquela noite, a única que percebeu a intensidade da dor de Chamoa, foi a irmã, a minha Maria Gomes.

Julgando-a uma frívola, a mãe e o pai, consideraram que aqueles uivos enlouquecidos eram teatrais em demasia.

Não era verdade: Chamoa estava apaixonada por Afonso Henriques, e fascinada pela possibilidade de concretizar o seu sonho de infância.

Durante a noite de sábado para domingo, confirmara à irmã o seu desejo de se casar depois das promessas trocadas junto do rio da Loba.

A minha querida Maria Gomes, apesar de habituada aos desejos da mana, notou que a forma como ela falava diferenciava Afonso Henriques de outras brincadeiras e surpreendeu-se por descobrir, pela primeira vez, que Chamoa estava genuinamente enamorada.

- Sonha ser princesa. Ou rainha – disse-me depois Maria.

Por isso, ao ouvir aquela notícia na tenda, Chamoa sofreu um golpe violento, que a desequilibrou. A mãe, o pai e a minha Maria levaram-na para casa ainda inanimada.

Quando acordou, Chamoa abriu a alma e berrou:

 - Mãe, pai, não me obrigueis a casar com aquele homem!

Como qualquer  mulher cujo amado é ainda desconhecido de terceiros, Chamoa apresentou argumentos que escondiam a verdade e baseou a sua relutância nas desagradáveis características do futuro esposo.

Paio Soares era velho, vaidoso, dado a amuos imprevisíveis e muitos suspeitavam que já não era homem para gerar filhos numa mulher!

Ao ouvi-la, Gomes Nunes de Palmeiro, afirmou um pouco irritado:

 - É mais novo do que eu, ainda tem muita vitalidade!

O pensamento arrepiou Chamoa, que decidiu apresentar uma nova razão, ainda mais poderosa do que as anteriores.

 - Mas eu fui amiga do filho dele, do Ramiro!

Elvira Peres de Trava, levou as mãos à boca, chocada. Nunca pensara que a filha já se dera a homens, e ainda menos a um infanção de estatuto inferior ao dela!

O pai bateu as pestanas, confundido, quando Chamoa pormenorizou o sucedido:

  - Beijei-o em Ponte de Lima, na feira do ano passado. Agora terei de beijar o pai dele? É pavoroso!

Site Meter