terça-feira, novembro 24, 2015

Assim Nasceu Portugal
(Domingos Amaral)

Episódio Nº 117























O Rato disse que o grotesco se chamava Ameixa, e que nem as mulheres da rua o queriam, pois desmaiavam se ele se aproximasse, e os outros riram novamente.

Então o Ameixa apontou para o que viera com ele no cavalo e avisou:

 - Não vos chegueis ao Santinho, tem piolhos. O que coçava muito a cabeça voltou a fazê-lo e riu-se. O Rato juntou-se ao gordo cujo rabo era enorme, e deu-lhe uma palmada nas costas.

Este adora as soldadeiras mas elas chamam-lhe o Peida Gorda. E nós gostámos do nome! Peida Gorda, Peida Gorda, passa o dia a comer açorda! – Trauteou.

O visado riu-se. Parecia bonacheirão e amável, mas também devia ser tímido, como o Santinho, pois nada disse.

Ramiro olhou para o que faltava, a quem inicialmente não vira a cara, pois guiava o cavalo onde ia o Ameixa. Era muito mais velho do que os outros, tinha o cabelo branco e o rosto cheio de rugas, e Ramiro admitiu que fosse até mais idoso do que Gondomar.

Chamam-me Velho, apresentou-se ele. – E é o que eu sou, pois lutei ainda com El Cid em Valência, há mais de quatro décadas!

A referência ao grande guerreiro que os trovadores louvavam fez nascer um silêncio respeitoso no grupo, mas o Velho quebrou-o perguntando a Ramiro se já tinha morto alguns mouros.

O rapaz confessou que nunca estivera em combates e o velho orgulhou-se:

 - Matei mais de cem sarracenos.

Apontou para o arco e as flechas de Ramiro e previu.

 - E vós também ides matar em breve.

Ramiro acenou com a cabeça e o velho rematou:

- Ou morrer.

Os outros riram-se muito e nesse momento Gondomar reapareceu e disse que estava na altura de continuarem, e todos montaram os cavalos, dois a dois, e regressaram à estrada.

Por vezes levantam-se-me dúvidas sobre a forma como Gondomar aceitou Ramiro na Ordem. Porque mudou de ideias? Só porque admirou a persistência do rapaz?

Terá ele pensado que Ramiro, por ser filho de Paio Soares, sabia do segredo da relíquia? Ou terá desejado mantê-lo por perto, na esperança de que o pai viesse procurá-lo a Soure? É difícil ter a certeza, à luz dos acontecimentos posteriores.

É por esta e por outras que esta foi uma investigação tão longa e difícil. A verdade podia estar escondida em qualquer lado, ou em lado nenhum.



Serra Morena, Córdova, Abril de 1126


A velha criada de Zulmira foi a única testemunha dos acontecimentos trágicos que a seguir descrevo. Escondida dentro de um armário jurou a Men que sobrevivera por acaso.


Site Meter