terça-feira, dezembro 08, 2015

Assim Nasceu Portugal
(Domingos Amaral)

Episódio Nº 129






















Soure, Junho de 1126


Muitos anos depois destes acontecimento, Afonso Henriques ordenou-me que iniciasse uma investigação profunda sobre todos os que tinham sabido da história da relíquia, e por isso tive de recuar até Astorga, até ao dia em que envenenaram o conde Henrique, e de falar com muita gente sobre o que se passou desde então.

Uma dessas pessoas foi Ramiro, o Templário. Havia várias razões para falar com ele: era bastardo de Paio Soares, o pai podia ter-lhe dito alguma coisa, talvez a sua ida para Soure não fosse inocente...

Além disso era um homem que me deixava com dúvidas. Nunca percebi se gostava de mulheres, se era mentiroso por medo ou interesse, se estimava mesmo Afonso Henriques ou se nunca lhe perdoou ter-lhe roubado Chamoa.

Mas não devo deixar que as opiniões me toldem, fico-me pelos factos: na verdade é que Ramiro foi o segundo de nós a conhecer a bruxa, depois de Mem. E a falar com ela sobre a relíquia.

No dia em que chegaram a Soure, os homens de Gondomar descobriram restos de fogueira em vários locais do castelo, e o velho proclamou que ali vivera uma bruxa pois encontrou caveiras de cabritos e pássaros, e ossos de muitos animais pendurados nas antigas cozinhas do castelo.

- Deve ter fugido há dias. Se calhar soube que vínhamos.

O estado de Soure era lastimável. O velho contou aos companheiros que fazia parte das tropas de Dona Teresa ali instaladas quando, dez anos antes, Ali Yusuf tentara conquistar Coimbra pela primeira vez.

E também recordou o segundo cerco, um ano depois, quando se dissera que o Califa vinha resgatar a mulher do governador de Córdova e as suas duas filhas.

Contudo, Ali Yusuf acabara por se ir embora devido a uma epidemia, e o Velho relembrou que os doentes mouros tinham sido degolados, um a um, e depois cremados por uma mulher vestida de negro, que o povo dizia ser uma bruxa.

Com convicção, o Velho afirmou:

 - Dizem que é nesta região que se encontra a Porta do Inferno, entra-se nela por uma grande caverna. Só que ninguém sabe onde fica.

                                                                                   

Site Meter