domingo, dezembro 20, 2015

Santarém - Largo do Seminário
Hoje É Domingo



( Na minha cidade de Santarém em 20/12/15)















O Natal está aí. Para mim, mais um ao longo de tantos anos, os primeiros dos quais, em criança, que de bons e de longínquos tempos que foram, já não tenho a certeza se se trata de história, sonho ou realidade.

Como sabem, não sou crente e sinto-me muito bem assim, mas devo à religião católica, o seu a seu a seu dono, a mais linda e reconfortante festa de toda a minha vida que, sem o embalo natural das primeiras, continuam a repetir-se anualmente.

Porque era então um menino rico e os meus Natais tinham o dedo da minha mãe e o dinheiro do meu pai, é verdade, mas a alegria do Natal envolvendo todas as pessoas que nos são queridas e mais chegadas, vai muito para além do dinheiro porque tem a ver como o amor, a magia dos sentimentos especiais.

Figura central destes encontros anuais é Jesus da Nazaré que, no entanto, directamente, nada tem a ver com o assunto, pequenino, deitado em berço de palhinhas, aquecido pelo bafo da vaca e do burro, um simples bebé, mais um, nascido nesses recuados e conturbados tempos.

A sua vida viria a ter um percurso curto e um desfecho dramático que, no entanto, o revelaria como o homem mais importante da humanidade pelo impacto e consequências que viria a ter a sua mensagem transformada em religião,uma das mais divulgadas do mundo, principalmente pela a acção do apóstolo Paulo.

O segredo dessa mensagem estava no avanço, perfeitamente revolucionário para o seu tempo, mas que correspondia a anseios de justiça, amor e fraternidade entre os homens.

A força dessa mensagem está presente no Natal, nesse dia, nessa noite, em que sentimos, por artes mágicas, o impulso para sermos bons, gostarmos dos outros e esquecer agravos.

Os seguidores dessa religião, inspirada pela mensagem de Jesus, não se revelariam nem piores nem melhores do que os outros... a natureza humana, conflituosa, agressiva, egoísta, não se alterou, nenhum milagre a aperfeiçoou e ela segue o seu curso... mas há um dia e uma noite, todos os anos, em que os herdeiros da religião cristã, inspirados por Jesus da Nazaré, são melhores.

Bom Natal para todos vós!


Site Meter