terça-feira, março 22, 2016

«A velha carcaça...»
«A Velha Carcaça»





















Herman José, um dos mais chegados amigos de Nicolau Bryner, recentemente falecido, ao ser entrevistado na televisão para recordar o velho amigo, afirmou que o Nico andava triste porque o seu corpo, «a velha carcaça», aos setenta e cinco anos, era limitativa para a sua vida profissional e social.

Nestas coisas, como se sabe, cada caso é um caso mas o processo de envelhecimento, não sendo todo igual, não oferece grandes diferenças e é bom que disso tenhamos consciência pois a natureza, para nos ajudar, fê-lo lento e gradativo, sendo certo  que ninguém adormece jovem e acorda velho.

O processo de envelhecimento, sendo lento  é, por isso, amigo. Os alertas são tantos que é impossível ignorá-lo.

Por que, então, não nos ajustarmos?

-  Aqui há uns anos li a notícia de um homem, lá no Brasil imenso, que se tinha suicidado porque vivendo com três mulheres mais jovens do que ele, não aceitou as limitações provenientes da sua idade nas relações de intimidade com elas.

O casamento com uma mulher da nossa geração não é coisa do acaso e, por alguma razão, os homens velhos que se casam com mulheres jovens, são objecto de comentários trocistas, que seriam o menos importante se não fossem, realmente, as inexoráveis consequências das diferenças de idade.

Nicolau, era, provavelmente, um sedutor e é natural que o fosse, quase inevitável mesmo, num indivíduo bem parecido, uma personalidade artística de primeiro plano da vida do país, tudo contribuiu para fazer dele um homem disputado por todo o tipo de pessoas que o rodeavam.

O problema é que o seu corpo, a «velha carcaça» como lhe chama o Herman José, deixou progressivamente de responder, pelo menos da mesma forma como o tinha feito durante tantos anos o que lhe produziu uma certa tristeza interior.

Nicolau não era um cidadão qualquer e como todos os grandes artistas no mundo, sabia da importância da imagem e de como precisava, mais que os outros, do motor que alimentava a dinâmica da sua vida.

A mim, pessoalmente, nada nem ninguém me pressiona, sou um anónimo cidadão reformado e pude gerir os meus setenta e seis anos - quase, quase, idade do Nicolau -  sem interferências, pacatamente, sem responder a perguntas, nem dar explicações óbvias.

A velhice tem que ser interiorizada através de um esforço de inteligência porque o nosso corpo entra em degradação mais rapidamente que o espírito e, da mesma maneira que em jovem tivemos de saber dominar as forças e impulsos da juventude, agora teremos de ser capazes de tirar partido das forças que nos restam.

Nunca desistir do corpo por ele não responder hoje como noutros tempos era normal que respondesse. Temos de lhe dedicar os cuidados de  bebé: na alimentação, nos remédios, no exercício físico.

No outro dia encontrei na farmácia o meu médico de há vinte anos atrás.

- Como vai? – perguntou ele.

- Bem, graças a si. Nunca deixei de tomar, religiosamente, aqueles medicamentos que então me receitou, dizendo: «este é para o resta vida».

Joguei ténis duas vezes por semana, por simples prazer, e sacrifício do meu corpo, tanto mais que sempre tive peso a mais.

“Fica o mal que faz pelo bem que me sabe”, dizia eu e assim foi, operações aos joelhos e finalmente a desistência porque o meu parceiro deixou de me poder acompanhar por problemas na coluna, aquela trave mestra do corpo que devia de andar na horizontal, como em todos os animais mamíferos, mas que, no nosso caso, se pôs na vertical.

A velhice é uma procura de novas fontes de prazer para compensar a vida que se vai... pequenas ou grandes, como a descoberta da leitura, da escrita e da reflexão.

É indispensável estarmos ocupados para afugentar a tristeza, que, caso contrário, abate-se sobre nós.

Nicolau Bryener andava triste, não estaria a aceitar bem as limitações da sua «velha carcaça», segundo nos disse Herman José.


A tristeza é inimiga da vida quando temos de conviver com a nossa velha carcaça... não tenho dúvidas sobre isso.

Site Meter