sexta-feira, maio 27, 2016

A Ministra exibe a vaca a voar....
Cristas

e as vacas que 

voam...
















Numa cerimónia pública, António Costa, entregou à Ministra da Presidência, que tinha apresentado um conjunto de regras simplificadoras da Administração Pública, o Simplex, um boneco de corda feito uma vaca, daquelas leiteiras, pretas e brancas, que tinha a particularidade de possuir asas que batiam quando se puxava o cordel que lhe dava corda.

Era uma metáfora que eu bem compreendo porque tendo sido toda uma vida funcionário público, sei bem quanto a burocracia, transformada em "burocracite", se agarra aos funcionários e eles a ela, às vezes de forma quase desesperada, como se a vida profissional dependesse dela, de tal forma que simplificar a burocracia da Administração Pública é quase tão difícil como fazer voar uma vaca...

Eu percebi o gesto, mas muita gente não terá compreendido o seu significado e terão perguntado a que propósito o Chefe do Governo aparece ali a oferecer uma vaca que voa à Ministra.

A Presidente do CDS, deputada da oposição na Assembleia da República, que luta para ter um protagonismo político superior ao do PSD e a Passos Coelho, que não larga aquela pose de “homem do poder” de pin na lapela, imediatamente se apressou a vir à televisão explorar o óbvio e descansar a população porque, tendo ela sido Ministra da Agricultura, nunca tinha visto uma vaca voar!

Ufa!... que alívio, ficaram os cidadãos descansados, afinal não estávamos perante mais um daqueles fenómenos do Entroncamento que iria fazer falar de nós pelo mundo fora.

O caminho simplista para fazer oposição não será talvez o mais eficaz, recorrer ao óbvio é fazer dos cidadãos ignorantes, negar-lhes a capacidade de perceberem o significado de uma metáfora que, admito, não terá sido compreendida por toda a gente.

Mas, sinceramente, vir para a televisão, com ar sério e convicto, informar a população de que durante o tempo em que foi Ministra da Agricultura nunca viu uma vaca voar, baralha o espírito das pessoas cândidas e ingénuas porque, das duas uma: ou temos um Chefe do Governo que não regula bem da cabeça e pensa que as vacas voam, ou temos uma líder da oposição que teve o bom senso de vir à televisão descansar os telespectadores de que, não senhora, ela nunca viu, ao longo da sua vasta experiência de Ministra da Agricultura, uma vaca a voar.

Outra coisa, é saber mesmo se elas voam ou não... 

Site Meter