sexta-feira, setembro 16, 2016

Assim Nasceu Portugal
(Domingos Amaral)


Episódio Nº 86























- Mas em Sellium só vós sabeis onde está – rematou Mem

Encostando-se para trás na cama e convidando-o a sentar-se, Sohba contrapôs-lhe uma revelação antiga. Treze anos antes, um velho monge, que ela encontrara moribundo num ermitério próximo do Nabão, falara-lhe nos três homens que tinham ido esconder o sagrado artefacto.

O primeiro era o conde Henrique, o segundo, Paio Soares, e do terceiro Sohba não conhecia o nome, mas conseguiria reconhecê-lo, pois haviam-se cruzado u7ma vez.

Depois de uma ligeira pausa, a velha de negro perguntou:

 - Para que quereis a relíquia?

Mem revelou a proposta dos portucalenses: os serracenos entregavam a relíquia, os cristãos devolviam Fátima e Zaida.

Convencida, Sohba, concedeu:

 - Faz sentido.

No entanto, estava limitada para viajar e as chuvas e os frios chegariam em breve. Marchar para a zona do Nabão no inverno era um risco grave, a morte poderia agarrá-la. Teriam de esperar pela próxima primavera!

A sugestão levou Mem a morder o lábio, contrariado.

 - Agora é o momento! Os fossados dos cristãos estão suspensos, eles foram quase todos para o Norte!

Aberta esta oportunidade, a única preocupação do almocreve era a recente dúvida que pairava sobre Abu Zhakaria, agora ao serviço do califa Ali Yusuf, como wali de Santarém.

Porém, para sua surpresa, Sohba jurou que Abu continuava do lado deles. A recente jura de lealdade ao califa era apenas uma máscara, falsa e provisória.

Não compreendo, admitiu Mem.

A Andaluzia trepidava de ressentimentos, esperava-se uma revolta generalizada contra o califa berbere de Marraquexe, explicou Sohba.

O principal cabecilha do movimento era o príncipe Ismar, governador de Córdova. Fora ele quem convencera Zakaria a propor-se ao cargo de wali de Santarém, ludibriando Ali Yusuf.

Como o sabeis? – perguntou Mem

A mulher de negro, apesar de fragilizada, ainda trocava mensagens com gente espalhada pela Andaluzia. Em Córdova, planeava-se em surdina o fim do califado de Marraquexe e a libertação de Fátima e Zaida, era uma peça essencial desse grandioso plano.

Está a chegar a hora delas – afirmou Sohba.


Mal as rebeliões andaluzes rebentassem, as descendentes dos Bem Ummeya, regressariam em glória à antiga capital do califado.

Site Meter