quinta-feira, setembro 29, 2016

Assim Nasceu Portugal
(Domingos Amaral)



Episódio Nº 95















- É um canalha, em Tui tentou possuir à força a minha mãe – acrescentou Pêro Pais – depois, virando-se para o príncipe, exclamou. – mas ela só vos ama a vós! Recusa o Mem Tougues por vossa causa!

Dei por mim a sorrir, animado. A presença daquele menino e, sobretudo o que ele dizia estavam a reabilitar Chamoa. Aos poucos, Afonso Henriques recomeçava a acreditar que ela não era tão má rês como a julgara.

Reacção oposta teve Ramiro. As palavras de Pêro Pais enfureceram-no, embora tenha silenciado a sua ira, que só libertou mais tarde perante o bispo.

Pai, vossa esposa é uma desvairada!

Afinal, Chamoa, ainda amava Afonso Henriques! Só recusava o Tougues por causa do príncipe, cravando mais a espada da dor no coração já tão ferido de Ramiro!

Vamos então salvá-la e ao Gonçalo! – proclamou Afonso Henriques, dando um abraço àquela criança, que o mirava com admiração.

Contentes e entusiasmados, esquecemos Ramiro, que abandonou a Sé amparado pelo Rato, ambos atordoados por tantas revelações. Mas, se no coração deste último morava apenas uma funda desilusão com o Velho, no de Ramiro crescia um redemoinho de traições e ódios, intrigas mesquinhas e desconsiderações...

A explosão não ia tardar.


Coimbra, Outubro de 1133

Nas horas seguintes, enquanto a noite caía, Ramiro e o Rato vaguearam, abalados, pelas ruas de Coimbra. Comeram numa taberna, mas como as regras da Ordem proibiam o consumo de vinho, saíram de lá rapidamente, para evitar tentações, continuando as voltas pela cidade.

A dada altura, deram por eles em frente do casão agrícola de Mem e o Rato animou-se:

- Vou bater-lhe à porta, pode ser que me safe!

Dissera-o para ver se espevitava Ramiro, mas este, ainda desorientado, desatou a acusá-lo de ser um pecador desvairado, que os ia perder se continuasse com pecaminosas investidas.

Pai, ele é o demónio em pessoa!

Ofendido, o Rato deu-lhe réplica e acusou-o: era má pessoa, andava insuportável, passava os dias a destratá-lo! Depois de desembochar, virou as costas a Ramiro e caminhou resoluto em direcção ao casão, quase chocando com o almocreve, que saía do local onde dormia.

- Olá, bonitão, vim visitar-vos! – disse ele.

Perante nova abordagem atiradiça do colega, Ramiro descontrolou-se. Mas em vez de repreender o Rato, como fizera anteriormente, dirigiu a sua ira contra Mem:

 - Ides fornicar as mouras ou ajudá-las a fugir?

Os outros dois miraram-no, surpreendidos com tanta antipatia e, mais ficaram, quando o bastardo de Paio Soares, esgazeado, largou uma enxurrada de insultos impróprios e acusações maliciosas, apontando o dedo a Mem, numa postura agressiva.


Site Meter