quarta-feira, setembro 07, 2016

Azar...



















É uma palavra querida dos portugueses utilizada em todas as situações em que as coisas não correm bem.

Não somos competentes ou incompetentes, somos azarentos ou sortudos...

Passamos uma vida a dizer: “Graças a Deus” e a implorar a ajuda do Senhor, de tal forma que a nossa cultura está impregnada de negócios com o Além numa interligação céu/terra que não é fácil de destrinçar.

Ontem, tivemos azar, perdemos 2 a 0 com os suíços, na terra deles.

Eu vi o jogo, e confirmo o azar do Nani que em frente da baliza, ainda agora não sabe bem como, não conseguiu cabecear para o golo.

E o que é que eu vi mais? – Uma equipa suíça, sortuda, que jogou extremamente concentrada, que não teve um deslize na defesa mostrando-se completamente intransponível, excepção feita, àquele momento em que, por competência de Quaresma, a bola é enviada, “redondinha”, para o azarento do Nani falhar o golo.

Aos jogadores agrada-lhes esta linguagem que é condizente com os beijinhos na relva à entrada nos campos, e que a própria imprensa estimula:

- “ ... Numa noite de infelicidade para a Selecção Nacional...”. 

- ... “Tivemos dois lances infelizes e essa foi a chave do jogo...”, diz o Nani, como remate final.

No futebol, tal como na nossa vida e na do país, ou somos felizes ou não há nada a fazer... estamos na mão dos astros e esperamos que eles nos protejam.

Há meia dúzia de dias fomos Campeões Europeus em resultado da nossa competência futebolística. 

Ontem, perdemos por dois a zero com a Suíça, não porque tivéssemos sido incompetentes, jogámos até muito bem, mas porque fomos azarentos.

No próximo estágio da Selecção Nacional dispensamos o Fernando Santos que, desta vez, declarou a sua incapacidade para nos fazer felizes e contratamos um conselho de Bruxas porque, estas coisas da sorte e do azar, é com elas!

Site Meter