quarta-feira, novembro 02, 2016

Papa Francisco
Por que não existem
Papas mulheres?










A resposta é muito simples e mergulha na origem do culto pregado por Jesus da Nazaré que se fez rodear de apóstolos todos eles só do sexo masculino.
Isto mesmo respondeu agora o Papa Francisco... o resto é o conservadorismo natural da Igreja Católica e de todas as igrejas monoteístas. As hierarquias estão definidas há muitos séculos e ninguém voluntariamente tem a ousadia ou força suficiente para abrir o leque dos concorrentes ao poder máximo da Igreja que não passasse por rupturas e cismas que já se verificaram no passado.
Na sociedade civil a ascensão das mulheres no mundo ocidental, especialmente a partir da 2ª GGM, tem sido tremendo. Ainda durante a minha vida, as mulheres não podiam votar nem sair para o estrangeiro sem autorização dos maridos.
Mas, Papas? – Como?... Se Jesus não teve nenhuma apóstola embora as “más-línguas” refiram a importância de Maria Madalena ao lado de Jesus, na vida e na morte.
Trata-se, portanto de continuar uma herança machista que serve os interesses  das hierarquias religiosa que continuam, todas elas, na mão dos homens.
Sou reformado da Função Pública e toda a vida trabalhei numa hierarquia exclusivamente masculina em consonância com o que se passava lá em casa onde o homem é que mandava.
Digamos, mesmo, que a minha geração foi aquela que assistiu a maiores transformações neste aspecto, na abertura da sociedade às mulheres de que fui sempre um adepto embora, reconheça, por experiências vividas na Administração Pública a inadaptação ao mando de muitas mulheres numa fase inicial.
Hoje, elas arrasam de tal forma que vai sendo difícil encontrar, sequer, homens nos Quadros do Estado quanto mais chefes.
Quanto à Igreja Católica, estamos conversados, o lugar das mulheres é e continuará a ser perfeitamente subalterno.

Site Meter