terça-feira, dezembro 13, 2016

António Guterres



















Guterres, é provavelmente, o português mais inteligente da sua geração e a sua licenciatura em engenharia electrotécnica com 19 valores no Instituto Superior Técnico diz tudo sobre as suas capacidades intelectuais.

Ontem, tomou posse como Secretário – Geral das Nações Unidas, depois de notáveis discursos que granjearam aplauso e unanimidade na sua escolha e que terminou um período de vários anos de Alto Comissário para os Refugiados, funções que desempenhou com a humildade e brilhantismo que lhe são característicos.

Portanto, não foi apenas o reconhecimento de uma inteligência invulgar, mesmo a nível mundial, mas a consagração de uma personalidade de grande humanismo com provas dadas no terreno durante vários anos.

Um seu ministro, quando ele foi chefe de governo, contou entre amigos um episódio passado numa viagem de avião em que Guterres, naquelas conversas para encher tempo, lhe explicou a Teoria da Relatividade de Einstein de uma maneira tão simples e inteligente que lhe permitiu entendê-la como nunca esperaria ser possível.

Em tempos, foi “apanhado” por um jornalista a dar aulas de matemática, à noite, no bairro da Cova da Moura, um dos mais pobres de Lisboa, o que só não deu uma grande “caixa” jornalística porque ele não autorizou a sua publicação que teria feito as delícias de um qualquer político normal...

Mas de que valeu ao mundo a eleição deste homem perfeitamente excepcional para um cargo mais “vistoso” do que propriamente importante, quando os americanos acabam de eleger Trump para Presidente dos E.U.?...

António Guterres também já teve um cargo de poder como 1º Ministro de Portugal mas, numa igualdade de votos com a oposição, impossibilitado de tomar as decisões que entendia correctas, foi-se embora porque o poder pelo “poder” não lhe interessava de forma alguma. Situações “pantanosas”, como ele lhe chamou, não eram com ele.

Será que os homens bons não são destinados a mandar no mundo? – Dois casos recentes: Trump e Guterres! Que pena para o planeta Terra não os podermos mudar...

Trump ainda não tomou posse e já está a meter-se com a China telefonando de imediato à Presidente de Taiwan numa clara e perigosa provocação à China continental...

Vamos viver no futuro situações tensas da responsabilidade indirecta dos "zangados" cidadãos votantes americanos da classe média, que com o seu voto em Trump quiseram demonstrar o seu descontentamento.

Os nova-iorquinos bem desfilaram com cartazes dizendo que Trump não é o seu presidente mas de pouco lhes vale...

Infelizmente, nas eleições americanas, tanto ou mais que eles, é todo o mundo que está na "corda bamba" e ainda não há muitos anos, a pretexto de armas nucleares que nunca existiram no Iraque, - e os americanos não podiam deixar de o saber -  se foi para uma guerra que só aproveitou aos negociantes de armas.

Trump é um negociante fraudulento que não paga impostos e recorre a truques para ganhar dinheiro e que, como prémio, vai liderar agora os E.U..., a única verdadeira potencia militar do mundo nas mãos de um negociante trafulhas... é obra!

O nosso António Guterres, que é tudo aquilo que o outro não é, cabe-lhe o papel de alertar as consciências dos homens bons de todo o mundo para o perigo que este fulano de melena ridícula e todo o seu arsenal de generais  que espero, tenham mais juízo que ele.

Site Meter