terça-feira, dezembro 06, 2016

Resultado de imagem para o aborto e a igreja de romaO Aborto e a Igreja de Roma

















O Que Dizem eles:


O Que Diz a Bíblia?

 - Ignora. Não era assunto que merecesse atenções de natureza moral. Faz apenas uma pequena referência de carácter jurídico-penal quando um homem, durante uma luta, golpeia uma mulher que estava grávida provocando-lhe o aborto, sem qualquer conteúdo de carácter moral.

Quanto ao Novo Testamento em nenhum evangelho é feita alguma referência ao aborto.

O Que Disse Jesus? 

 -  Nada disse, nada ensinou, nem o mencionou, ele que denunciou com tanta firmeza os que atentavam contra a vida humana, desprezando e excluindo os doentes, condenando e marginalizando as mulheres que defendeu as crianças, os leprosos, os deficientes, jamais falou do aborto. No entanto, os radicais da condenação do aborto, usavam textos bíblicos retirados do contexto e a que davam interpretações perversas.


Problemas Que Levanta:


 - Quando Começa a Vida Humana?

 – A resposta da ciência diz-nos que o facto do feto se mover, respirar, sentir, não é o que o faz humano. Quando vemos uma ecografia o feto parece-nos uma pessoa em “miniatura” mas é simples aparência. O feto de um macaquinho também será muito parecido com o de um ser humano.


O que é verdadeiramente específico do ser humano está no seu cérebro com os seus cem mil milhões de neurónios e com os biliões e biliões de possíveis conexões que se podem estabelecer entre eles e que nos permitem pensar, falar, conhecer quem somos, eleger, planificar, transformar a realidade, sonhar, decidir, criar, saber que vamos morrer, tudo isto é que faz de nós humanos.


 Um embrião e um feto são vida humana em potência, em caminho. São uma semente com capacidade para ser uma árvore.

Teremos a obrigação de transformar toda a semente em árvore?

Quando Começa a Vida Humana a Ter Alma?

 – Se a pergunta se coloca à Ciência deve ser formulada assim:

 - Quando começa a ser humana a vida?

Se a questão se põe à Religião a formulação é:

 - Quando é que Deus infunde a alma num ser humano?

 Esta pergunta tem respostas diversas consoante as religiões e consoante as épocas.

O que é a alma, em que momento o corpo humano a 

recebe?

- Podemos dizer que a alma é o que nos faz humanos e que ela radica no cérebro mas quanto ao momento exacto em que o ser humano “recebe a alma” nunca haverá como sabê-lo porque… esse momento não existe.


É um tema que continua a ser polémico mesmo que a ciência tenha vindo progressivamente a esclarecer estes assuntos. Ao tempo de São Tomás de Aquino, este, que se considera um dos pilares do pensamento da Igreja, afirmava que a alma era “infundida por Deus” aos 40 dias… se fosse menino e 80… se fosse menina… e que a mulher era um “homem falido”…

Os avanços da ciência fazem com que hoje muitos teólogos cristãos partilhem da ideia de que não há alma enquanto não se tenha formado o córtex cinzento no cérebro, enquanto não tenha alcançado a capacidade de ser viável de forma independente fora do ventre materno.


A Campanha Anti-Aborto 

 Só há menos de um século, após a proclamação do dogma da Imaculada Concepção de Maria, o Vaticano impôs á Igreja Católica a ideia de que a alma existe desde o momento da fecundação, a que eles chamam “concepção”, termo que nunca recorre à ciência ou à ginecologia. É uma ideia também assumida por várias igrejas evangélicas mas não pelos protestantes históricos que têm como princípio fundamental a liberdade de consciência sobre a interpretação dogmática e têm, portanto, posições muito mais flexíveis sobre o aborto.


Esta Campanha tem o seu momento alto com a proclamação a “santa”, em Maio de 2004, pelo Papa João Paulo II da italiana Gianna Beretta Molla (1922-1962).

Esta senhora tinha marido e três filhos e no 2º mês da gravidez do 4º filho detectou-se um fibroma canceroso junto do útero que ameaçava a sua vida e a do feto. Os médicos disseram-lhe que para salvar a sua vida teria que interromper a gravidez. Para não pecar, não aceitou, levou a gravidez até ao fim, nasceu uma menina e ela, de acordo com as previsões dos médicos, faleceu de cancro ao fim de sete meses depois do parto deixando um viúvo e quatro órfãos.

O Papa João Pulo II canonizou-a e propô-la como modelo exemplar de todas as mulheres e esposas católicas.

A Maior Severidade 


– Por que é que as posições oficiais da Igreja Católica são as mais rígidas, não só sobre o aborto como também se opõe à anti concepção colocando a mulher num beco sem saída mesmo quando se sabe que a planificação familiar com os diversos métodos anti-concepcionais a melhor prevenção contra o aborto porque evita as gravidezes indesejadas.


Apenas aceita o método do “ritmo” que é ineficaz e complicado mas recusando o preservativo e a pílula do dia seguinte.

Não é fácil entender tanta severidade mas são conhecidas algumas explicações:

- A tradicional misoginia consubstanciada numa aversão ou ódio às mulheres e ao feminino e da crença na inferioridade das mulheres;

a)
- Desejo de controlar a sexualidade das mulheres;

b)
- Travar a liberdade de consciência das mulheres.


Outras Opiniões:


- A teóloga brasileira Ivone Gebara:

“A mulher não está obrigada a abortar ou a não abortar mas deve ter o direito de decidir. A sociedade nega esse direito às mulheres pobres, desde o momento que lhes nega o direito a uma educação sexual”.

- A escritora Isabel Allende:


“O aborto é um problema que afecta quase todos, directa ou indirectamente, pelo menos uma vez na vida. Ninguém está a favor do aborto. É uma solução desesperada que não agrada a ninguém e deixa sempre cicatrizes emocionais e físicas”.

Site Meter