segunda-feira, dezembro 26, 2016

Resultado de imagem para natal
Rápido, ponham tudo isto na mesa de cada português...
Os Natais



















Somos “escravos” da nossa infância que nos persegue por toda a vida e quanto mais ela se prolonga mais se acentua na nossa memória. A noite de Natal, especialmente esta, mais que o dia que já tem foros de ressaca da noite anterior, é “terrível” neste aspecto.

Cada um de nós terá as suas experiências pessoais, umas mais felizes que outras, mas temos o condão de valorizá-las a todas porque éramos crianças e era Natal...

Parece evidente que os tempos modernos retiraram um certo romantismo à época natalícia que dificilmente resiste às grandes cidades, aos grandes prédios, aos pequenos apartamentos e à ausência de uma lareira à volta da qual a família se reunia.

Eu tive sorte, vivi esses ambientes na casa dos meus avós numa aldeia da Beira Baixa, onde passava as férias do Natal, juntamente com o meu irmão e os meus primos.

Essas recordações alegram-me, preenchem-me porque uma aldeia é uma família muito grande onde todos são aparentados. Podia andar-se de casa em casa e em todas elas nos esperavam os fritos acabados de fazer e o acolhimento caloroso que nos dispensavam porque ainda éramos primos ou sobrinhos e... porque era Natal.

Vivemos de memórias da juventude e chegamos à velhice através de um salto enorme como se no meio nada tivesse existido, uma história de princípio e fim cujo meio perdeu importância. Que importa o que se viveu se já está vivido e nada podemos fazer para alterar seja o que for?... Chegámos aqui e de tudo o que passou o que nos salta à lembrança é o princípio, porque ele teve a magia, percebo-o agora, de nos ter permitido todos os sonhos, todos os projectos de futuro que nos pareciam tão fáceis de alcançar.

Gostei muito de ter nascido quando nasci e ter vivido o que vivi, especialmente, porque estando no Natal de 1976, é oportuno recordar os Natais de 1963 e 64, lá nas “terras do fim do mundo”, no Alto Zambeze, no coração de África, continente dos meus encantos, entre a família alargada dos soldados do meu Destacamento, e no meio das lembranças das nossas casas a um continente de distância...

As saudades fazem-nos sonhar, iludem-nos, dão-nos a parte boa da vida pela qual suspirávamos. A realidade se encarregaria de mostrar, na maioria dos casos, como as saudades eram boas e que não teria sido assim tão mau se pudéssemos ter ficado apenas nelas.

O Natal é a família e mais de meio século depois quantos desgostos de família não aconteceram aos que partilharam comigo os Natais de 63 e de 64: ódios, zangas, conflitos, mas o pior de tudo foram aqueles que se ausentaram e para quem os Natais se acabaram e, como normalmente acontece nestas coisas, foram os melhores... Para todos eles, o meu pensamento neste momento e a garantia de que aqui continuarão enquanto eu tiver Natal.


Site Meter