quarta-feira, agosto 16, 2017

AMÁLIA RODRIGUES - LÁGRIMA

Amália não tinha estudos.Tirara apenas a instrução primária, o máximo que se poderia esperar na época e no meio social em que nasceu. Ela própria, numa segunda carta a Vitorino Nemésio, confirma isso mesmo:« Ai meu querido professor, eu nunca fui sua aluna, não tenho instrução nenhuma. Como é que posso entender o que o senhor quis dizer sem saber ler nem escrever?».

 Mas Amália era uma pessoa inteligente, intuitiva, sensível e adquiriu saber na convivência ao longo da vida. A Letra deste fado lindíssimo é de sua autoria e foi considerado pelos especialistas uma obra prima que no seu sentido profundo, à boa maneira fadista, significa: realidade/sonho/sofrimento de amor/disponibilidade para morrer» Merece ser escutado com os ouvidos da alma. Sem dúvida, um dos maiores valores do património cultural deste país.

Foi um honra para mim ter sido seu contemporâneo  e vizinhos nos bairros em que nascemos. Cresci e fiz -me homem a ouvi-la cantar, quase que ali ao meu lado, ela na freguesia da Penha e eu na dos Olivais . Os grandes poetas da nossa língua ou  as palavras simples do nosso povo ganharam na sua voz uma elevação que só ela lhe poderia dar.
Ouçam-na em silêncio espiritual e digam-me se não é assim. 


             

Site Meter