quarta-feira, setembro 13, 2017

Brasil, meu Brasil brasileiro...














Tal como eu, esta canção, que pelo menos todas as pessoas da minha geração conhecem, nasceu em 1939, o ano em que eu também nasci. Vão fazer, ou já fizeram, 78 anos de idade.

"Aquarela do Brasil", de seu nome, é uma das mais populares canções brasileiras de todos os tempos, escrita pelo compositor mineiro Ary Barroso . 

O samba foi gravado a primeira vez por seu parceiro Francisco Alves, e depois por diversos artistas que vão de Carmen Miranda a Frank Sinatra, passando por Caetano Veloso, Gal CostaErasmo Carlos e Elis Regina, e representa um traço de união cultural entre os nossos dois países: Portugal e Brasil.

Na origem genética do povo brasileiro estão os índios, de várias proveniencias, e portugueses, que se cruzaram a partir de 1500, quando estes chegaram, seguidos, posteriormente, de povos de outras nações tais como espanhóis, franceses, alemães e holandeses.

Hoje, leio no meu jornal de todos os dias, o Diário de Notícias, que Temer, o Presidente, lidera uma organização criminosa e quem o afirma é a Polícia. Um relatório Federal, conclui haver indícios da existência de uma "organização criminosa" no governo do Brasil com o desvio de milhões de reais.

Entre os acusados - para além de Temer - que será um dos chefes dos grupos - estão políticos do PMDB que trabalham no planalto -  lado a lado com o Presidente - ou já estão presos com penas pesadas de mais de 15 anos.

Milhões de reais, 51, foram apanhados na maior apreensão de dinheiro vivo na história da Polícia Federal, em casa de um ministro de Temer, Geddel Vieira Lima.

Lula da Silva, o simpático ex- Presidente, amigo dos portugueses, como gostou de se afirmar, foi denunciado pela nona vez como tendo aprovado projetos a troco de contrapartidas.

Esta generalidade de acusações e detenções já efectuadas, constituem factores deprimentes para o  ego do povo brasileiro, que se julgará atingido por um mal endémico dos seus responsáveis políticos,   persistentemente acusados de crimes de corrupção.

Pessoalmente, como cidadão do meu país, sentir-me-ia muito mal se o meu Presidente e o Chefe do Governo, fossem acusados de liderarem organizações criminosas... nem num cenário hipotético...!

Desculpem os meus "irmãos" brasileiros de língua e genes, cuja simpatia e fácil convívio os torna tão agradáveis, mas tudo começa na qualidade da democracia que não pode ser vivida como momentos de chacota e de paródia como aqueles a que eu tive oportunidade de assistir quando, há uns anos atrás, vivi em direto, em João Pessoa, um ato eleitoral...

Essa falta de dignidade e respeito pelo voto parece que contamina tudo daí para a frente. Se a democracia não for vivida, em todos os seus momentos, com essa dignidade e respeito que lhe são devidos, dificilmente os políticos eleitos, saídos dessas eleições, terão aos olhos da sociedade a consideração que lhes é devida.

A partir daí está tudo estragado...




Site Meter